Percepção ambiental de alunos do curso profissionalizante de panificação - PROEJA FIC, Cacequi (RS)
Abstract
Esse trabalho teve como objetivo avaliar o grau de ecoalfabetização de alunos do Curso Profissionalizante de Panificação, modalidade Educação para Jovens e adultos (EJA), de uma escola pública do município de Cacequi (RS, Brasil); com isso, espera-se contribuir para a melhoria da qualidade das aulas de Ciências Naturais do Curso e com a ampliação da consciência ambiental de seus alunos. O instrumento utilizado foi a aplicação, em aula, de um questionário fechado abordando questões variadas da área ambiental, mas que privilegiava aqueles assuntos divulgados pelos meios mais facilmente acessados pela população, como televisão e jornais; da mesma forma, foi dado destaque aos temas de interesse nacional e regional. A análise das respostas evidenciou que, em sua maioria, os alunos desconhecem as questões ambientais abordadas pelo questionário, mesmo aquelas que estão presentes no seu dia-a-dia. Torna-se assim evidente, a necessidade de interferência por parte da escola no sentido de levar informação e de estimular uma atitude mais participativa de seus alunos, dando a eles a oportunidade de tornarem-se cidadãos ecoalfabetizados e comprometidos com seu mundo.
Collections
- Educação Ambiental - EaD [323]