Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosito, Jumaida Maria
dc.creatorAcosta, Lara Margarida da Silveira
dc.date.accessioned2015-06-19T13:32:43Z
dc.date.available2015-06-19T13:32:43Z
dc.date.issued2010-07-31
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/885
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis study aimed to evaluate the degree of ecological knowledge of students at the Training Course on Bakery, modality Education for Youth and Adults (EJA), a public school in the municipality of Cacequi (RS, Brazil); with this, we hope to contribute to improving the quality of the teaching of Natural Sciences Course and an expansion of environmental awareness of their students. The instrument was applied in class of a closed questionnaire addressing a variety of environmental issues, but one which favored those matters disclosed by the most easily accessed by the population, such as television and newspapers in the same way, prominence was given to issues of national and regional interest. The analysis of responses showed that, in most cases, students are unaware of the environmental issues addressed by the questionnaire, even those that are present in their day to day. Thus becomes evident, the need for interference by the school in bringing information and encourage a more participatory attitude of his students, giving them the opportunity to become citizens committed to their world.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEJA (Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectCiências naturaispor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.titlePercepção ambiental de alunos do curso profissionalizante de panificação - PROEJA FIC, Cacequi (RS)por
dc.title.alternativeEnvironmental awareness of students of vocational course of bakery - PROEJA FIC Cacequi (RS)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEsse trabalho teve como objetivo avaliar o grau de ecoalfabetização de alunos do Curso Profissionalizante de Panificação, modalidade Educação para Jovens e adultos (EJA), de uma escola pública do município de Cacequi (RS, Brasil); com isso, espera-se contribuir para a melhoria da qualidade das aulas de Ciências Naturais do Curso e com a ampliação da consciência ambiental de seus alunos. O instrumento utilizado foi a aplicação, em aula, de um questionário fechado abordando questões variadas da área ambiental, mas que privilegiava aqueles assuntos divulgados pelos meios mais facilmente acessados pela população, como televisão e jornais; da mesma forma, foi dado destaque aos temas de interesse nacional e regional. A análise das respostas evidenciou que, em sua maioria, os alunos desconhecem as questões ambientais abordadas pelo questionário, mesmo aquelas que estão presentes no seu dia-a-dia. Torna-se assim evidente, a necessidade de interferência por parte da escola no sentido de levar informação e de estimular uma atitude mais participativa de seus alunos, dando a eles a oportunidade de tornarem-se cidadãos ecoalfabetizados e comprometidos com seu mundo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples