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JUVENTUDE RURAL E EXTENSÃO: PROJETOS INSTITUCIONAIS E PERSPECTIVAS JUVENIS

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MASSON, IVANDA.pdf (1.308Mb)
Data
2013-12-13
Autor
Masson, Ivanda
Primeiro orientador
Marin, Joel Orlando Bevilaqua
Primeiro membro da banca
Spanevello, Rosani Marisa
Segundo membro da banca
Diesel, Vivien
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O objetivo da dissertação é compreender os processos de construção social da juventude no âmbito de projetos de educação não formal, implantados pela extensão rural pública e por outras organizações do Meio-Oeste de Santa Catarina. O estudo parte da concepção de que a juventude rural é uma categoria socialmente construída e com especificidades nos diferentes tempos, contextos, realidades e possibilidades. Os procedimentos metodológicos utilizados combinaram pesquisa documental e entrevistas semi-estruturadas com representantes de instituições/organizações, jovens rurais egressos dos Clubes 4-S e do projeto-piloto de Empreendedorismo do Jovem Rural , implantado pela Extensão Rural. Enquanto no contexto do pós-guerra as agências de extensão rural organizaram a juventude rural nos Clubes 4-S como forma de prepará-la técnica e ideologicamente para a modernização da agricultura, na última década, instituições públicas, privadas e organizações não governamentais têm atuado com o propósito de construir uma juventude rural autônoma, empreendedora e comprometida com o desenvolvimento sustentável. Os jovens rurais, por sua vez, reivindicam uma participação efetiva nos processos de construção de alternativas de inclusão social com vistas a romper tanto a tutela institucional como a familiar. Conclui-se que as experiências de extensão rural mais recentes representam avanços metodológicos em relação às propostas historicamente direcionadas aos jovens rurais. Porém, os jovens rurais expressam a necessidade de institucionalização de programas que contribuam não somente com a produção ou sustentabilidade agrícola, mas também, com a conquista de poder pelos sujeitos sociais. Demonstram-se perceptivos e críticos em relação à forma tradicional de intervenção e de pensar o jovem somente como futuro .
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8894
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural [138]

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