Práticas envolvendo aluno com déficit cognitivo
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Data
2010-03-24Autor
Andrade, Eny Nakano Almada Andrade
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Vivendo sob o paradigma da inclusão, torna-se necessário repensar as práticas inclusivas de modo a atender os direitos e deveres do educando. Partindo deste pressuposto que surge a necessidade da busca de maiores conhecimentos, para desenvolver um trabalho de qualidade. Todavia é de suma importância proporcionar ao aluno um ambiente estimulador, livre de segregação, que não reforce suas dificuldades, e sim que estimule suas potencialidades e desafie as novas habilidades, estimulando a atenção e a concentração por meio de assuntos ligados ao seu contexto social. Portanto este estudo foi realizado com base em observações de uma aluna portadora de microcefalia, alteração significativa das funções neurológicas, motora e intelectual. Tendo como objetivo desenvolver a autonomia e torná-la capaz de ser um sujeito ativo em suas relações. Porém a insuficiente capacitação e preparação para trabalhar alunos com necessidades especiais é talvez o maior entrave ao processo de inclusão. Este é um problema presente em todos os sistemas, e não há dúvida de que sem um programa de capacitação contínuo, permanente e eficaz que permita aos professores rever suas práticas pedagógicas, nenhuma política se concretizará no cotidiano escolar. A inclusão traz a voga à questão de que nós, professores não estamos prontos, formados, nos faz enxergar que sempre temos algo a aprender e que essa aprendizagem é diária e tem que fazer parte do nosso cotidiano.