A inclusão na diversidade como desafio para educação nacional: considerações sobre a educação de surdos
Resumo
A atual proposta educacional propõe a Inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais preferencialmente no ensino regular promovendo-a por extensão, nos diferentes segmentos da sociedade. Contudo pensar na prática inclusiva diante da diversidade que caracteriza as salas de aula atualmente torna-se um desafio, diante da necessidade de preparação das instituições educativas e dos profissionais da educação para atuarem com um público com necessidades tão peculiares. Diante desse contexto, este estudo tem o objetivo de discorrer sobre os desafios da Inclusão diante da diversidade, pensando de maneira específica, na Educação de surdos. Nesse sentido, serão feitas considerações históricas sobre as necessidades educacionais especiais rumo à prática inclusiva, bem como sobre a Inclusão, a diversidade que caracteriza as salas de aula e a importância da formação de professores bem como adequação dos espaços escolares, dentre outros. Com tal objetivo, o estudo será feito mediante realização de pesquisa bibliográfica com base em autores que privilegiam a Inclusão educacional e social dos alunos com necessidades educacionais especiais. Diante dos estudos, têm-se reflexões sobre a importância de educadores conhecerem as individualidades de seus alunos para então propor intervenções e efetivar a prática inclusiva. É importante compreender como se dá a inclusão na atualidade, para que principalmente os profissionais da educação, possam realmente valorizar e incluir os alunos com necessidades educacionais especiais, de forma que todos tenham os mesmos direitos, recebendo as mesmas oportunidades de crescimento pessoal e profissional.