dc.contributor.advisor | Drabach, Neila Pedrotti | |
dc.creator | Araújo, Rosângela Maria Garcia de | |
dc.date.accessioned | 2015-06-26T15:13:01Z | |
dc.date.available | 2015-06-26T15:13:01Z | |
dc.date.issued | 2010-09-18 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/907 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This research addresses the role of school principal in a participatory management, which is beginning to promote the transformation of relations between school and social context, improving the educational process at school. In this sense, research which discusses the basic function to be developed by the director of public schools to ensure a participatory management in public education. Therefore, the research aimed to understand the process of participatory management and its implications for school organization; characterize the profile of the director, identifying their role in participatory management, and situate the school as a public action of all involved, showing the contributions of participatory management in improving the educational process. Therefore, the research methodology was the research literature and daily life of the School for kindergarten and Elementary teaching and learning (fictitious name), located in Fortaleza - CE, as a reference for empirical reflection on the issues discussed in this study. Before this study, we understand how a principal's role in participatory management to promote the integration and commitment of all in decisions, in order to define the common good to be pursued by the institution. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão participativa | por |
dc.subject | Transformação | por |
dc.subject | Ambiente escolar | por |
dc.title | A gestão escolar participativa e o papel do diretor na busca da transformação: reflexões teóricas e práticas | por |
dc.title.alternative | A participatory management and the role of the director in search of transformation: theoretical and practical reflections | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa trata do papel do diretor escolar em uma gestão participativa, que tem como princípio promover a transformação das relações entre a escola e o contexto social, melhorando o processo educativo escolar. Neste sentido, a investigação problematiza qual a função básica a ser desenvolvida pelo diretor de escola pública para garantir uma gestão participativa no ensino público. Diante disso, a pesquisa teve como objetivos compreender o processo de gestão participativa e suas implicações na organização escolar; caracterizar o perfil do diretor, identificando seu papel na gestão participativa; e situar a escola como espaço público de ação de todos os envolvidos, evidenciando as contribuições da gestão participativa na melhoria do processo educativo. Para tanto, a investigação teve como metodologia a pesquisa bibliográfica e o cotidiano da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Aprendendo e Ensinando (nome fictício), situada na cidade de Fortaleza CE, como referencial empírico para reflexão sobre os assuntos discutidos neste estudo. Diante do estudo realizado, entendemos como papel do diretor em uma gestão participativa o de promover a integração e compromisso de todos na tomada de decisões e ações, com vistas a definir o bem comum a ser perseguido pela instituição. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |