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dc.contributor.advisorOliveira, Maria Angélica Figueiredo
dc.creatorAbreu, Silvia Atenéia Sarturi
dc.date.accessioned2015-06-29T12:46:31Z
dc.date.available2015-06-29T12:46:31Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/911
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis research article has the purpose of getting data which allow to identify the process of scholar inclusion of the visually impaired individuals in the elementary school at the town of Panambi/RS, considering technological aspects, though the analysis of interview data directed to teachers who work with those students. Questions will be asked and analyzed, which aim to search their opinion about the theme. It considers the most relevant points of inclusion, impairment, socialization, accessibility and problematizes concepts, such as blindness, as a background to defend the insertion of those individuals in the scholar world, creating a link between them and the rest of the world. It uses the data from the interviews to analyze the presupposal that scholar inclusion is extremely important to the visually impaired person.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.titleO uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de inclusão escolar do deficiente visualpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo tem o propósito de levantar dados que possibilitem identificar o processo de inclusão escolar do deficiente visual no ensino fundamental do município de Panambi/RS, considerando os aspectos tecnológicos, através de análise de dados de entrevistas direcionadas a educadores que trabalham com esse educando. Serão realizadas perguntas que visam sondar a opinião dos mesmos sobre o tema. Discorre sobre os pontos mais relevantes de inclusão, deficiência, socialização, acessibilidade e problematiza conceitos, como o de cegueira, como plano de fundo para defender a inserção destas pessoas no mundo escolar, fazendo através dele uma ligação dos mesmos com o restante do mundo. Apóia-se nos dados das entrevistas para analisar o pressuposto de que a inclusão no ambiente escolar é de extrema relevância para o indivíduo cego.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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