Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarcellos, Marilia de Araujo
dc.creatorFraton, Inari Jardani
dc.date.accessioned2015-07-31T23:46:29Z
dc.date.available2015-07-31T23:46:29Z
dc.date.issued2014-12-09
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/916
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Produção Editorial, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis work, with the goal of coming to a coherent conclusion about the influence of editorial design in the activity of reading a printed book, contemplated concepts related to the market in which the corpus is inserted, the brazilian editorial market. Furthermore, we sought to insert the research’s problem in a context capable of understanding by the future readers of this work. Thus, from a brief explanation over concepts present in the market, such as editor, publishing house, reader, reading, publication and, mainly, book, including an approach about the book’s production process. From these concepts, we tried to create a logical and hierarchical sequence over the elements that constitute this scenery. After this, we created a division between the main aspects of the book’s structure and its most important characteristics used during its graphic and visual planning. With the explanation of all this aspects, it was possible to analyze the book “Alice´s adventures in Wonderland”, of Lewis Carroll, 2014’s edition of publishing house Globo, through a detailed study of the presence or absence of graphic elements in the elapse of its 196 pages and the consequent finalization of it through the results that show us the importance of the graphic project in a printed book and the integration that it can allow between text and visual elements. This results made possible the conclusion that the choice of elements to be utilized during this process must be based in a profound knowledge of the resources that each graphic tool provides, and the effect of them when applied in a book to be printed so that it is possible to benefit the reader that chose, as an activity, the reading.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesign editorialpor
dc.subjectProcesso da leiturapor
dc.subjectAlice no País das Maravilhaspor
dc.subjectTipografiapor
dc.subjectEditorial designeng
dc.subjectReading processeng
dc.subjectAdventures of Alice in Wonderlandpor
dc.titleO design editorial em um livro impresso: um estudo de sua influência no processo de leitura da obra “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Produção Editorialpor
dc.description.resumoEste trabalho, com o objetivo de chegar a uma conclusão coerente acerca da influência do design editorial na atividade de leitura de um livro impresso, abordou conceitos relacionados ao mercado em que está inserido o corpus, o mercado editorial brasileiro. Além disso, buscou-se inserir o problema de pesquisa em um contexto passível de compreensão pelos futuros leitores deste trabalho. Assim, a partir de uma breve explanação acerca dos conceitos presentes no mercado, como editor, editora, leitor, leitura, editoração e, principalmente, livro, incluindo uma abordagem sobre o processo de produção do mesmo. A partir de tais conceitos, tentou-se criar uma sequência lógica e hierárquica sobre os elementos que constituem esse cenário. Após isso, criou-se uma divisão entre os principais aspectos da estrutura do livro e as características mais importantes utilizadas durante o planejamento gráfico e visual do mesmo. Com a explicação de todos estes aspectos, foi possível a efetivação da análise do livro “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, edição de 2014 da Editora Globo, através de um estudo detalhado da presença ou ausência dos elementos gráficos no decorrer das 196 páginas do livro escolhido, e a consequente finalização da mesma através de resultados que nos mostram a importância do projeto gráfico em um livro impresso e a integração que o mesmo pode permitir entre texto e elementos visuais. Esses resultados tornaram possível a conclusão de que a escolha dos elementos a serem utilizados durante este processo deve ser baseada em um profundo conhecimento dos recursos que cada ferramenta gráfica possui, e o efeito das mesmas quando aplicadas em um livro a ser impresso para que seja possível beneficiar o leitor que escolheu, como atividade, a leitura.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples