“Porque essa mulher mudou a minha vida”: consumo e identidade de gênero em comunidade de fãs de Lady Gaga no Facebook
Resumo
Este estudo tem como objetivo geral compreender as relações entre o consumo da música e da figura/postura de Lady Gaga, bem como de produtos relacionados a seu nome, e a constituição da identidade de gênero para os fãs do grupo “Little Monsters da Lady Gaga” no Facebook. Para tanto, utilizamos o aporte metodológico da netnografia, observando e coletando postagens na comunidade online pelo período de dois meses. Já como viés de análise, trabalhamos com as categorias consumo, comportamento de fã e identidade de gênero, juntamente com a utilização das técnicas de diário de campo e questionário. A descrição e análise dos dados revelaram a preponderância de integrantes jovens na comunidade de fãs, assim como homossexuais do sexo masculino. Vê-se, em relação à comunidade de fãs e consumo, a atribuição ao grupo e seus integrantes o status de família, assim como o consumo de CD como uma forma de afirmar seu posicionamento de fã. Sobre as postagens acerca da identidade de gênero, as identificamos como minoritárias, porém boa parte das relações mantidas na comunidade acabam por perpassar a questão de gênero. Salientamos ainda a que associação do consumo de Lady Gaga e a identidade de gênero envolve o fato da cantora se firmar entre os fãs como figura de reconhecimento e acolhimento, além de um sujeito que dá voz a seus anseios e pontos de vista. A artista propicia também, através do agrupamento desses fãs, uma postura crítica dos mesmos quanto à figura cidadã do homossexual, beirando a questão do ativismo de fã.