Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Filipe Bordinhão dos
dc.creatorMachiavelli, Marina
dc.date.accessioned2015-08-01T05:07:41Z
dc.date.available2015-08-01T05:07:41Z
dc.date.issued2014-12-10
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/923
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Produção Editorial, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe following work seeks to understand the ways in which mediations between school and family contribute in adolescents’ relations with the consumption of books and reading. This study meets the Cultural Studies area, mainly in the mediation and the socio cultural perspectives, in order to comprehend the use and appropriation of books as media product. The research was conducted with High School students from a public school from Santa Maria, Rio Grande do Sul. Methodologically ethnographic techniques were employed such as participant observation, informal conversations, field journal, questionnaire and semi-structured interviews. It was concluded that both school and family mediations are crucial to adolescents’ constitution concerning encouraging the act of reading and love for books beyond the school’s environment. Nevertheless the fact that adolescents are immersed in a world full of numerous possibilities the relationship with books is intense, with books constituting an important product whereby the young absorb media content and promoting socialisation amongst the subjects.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdolescenteng
dc.subjectBookeng
dc.subjectReception studieseng
dc.subjectSociabilityeng
dc.subjectConsumptioneng
dc.subjectAdolescentepor
dc.subjectLivropor
dc.subjectEstudos de recepçãopor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectSociabilidadepor
dc.title“Faz a pessoa abrir a cabeça para um novo mundo”: leituras sobre o consumo do livro por adolescentespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação social – Produção Editorialpor
dc.description.resumoO presente trabalho busca compreender de que forma as mediações escola e família contribuem na relação de adolescentes com o consumo do livro e a leitura. A pesquisa alinha-se aos Estudos Culturais sobretudo, nas perspectivas das mediações e sociocultural do consumo para entender o uso e a apropriação do livro enquanto um produto midiático. O estudo é feito com adolescentes de Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Santa Maria/RS. Metodologicamente, foram empregadas técnicas de caráter etnográfico, como observação participante, conversas informais, diário de campo, questionário e entrevistas semiestruturadas. Por fim, observamos que a mediação escola e família são importantes para a constituição dos adolescentes no que diz respeito ao estimulo à leitura e o gosto pelo livro para além do espaço escolar. Mesmo os adolescentes estando imersos em um mundo de inúmeras possibilidades, a relação com o livro é intensa, sendo importante produto pelo qual os jovens incorporam o conteúdo midiático, da mesma forma, que potencializa a socialização entre os sujeitos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples