Limites e possibilidades dos sujeitos implicados com os saberes na gestão educacional
Resumen
Este trabalho propõe uma reflexão nas situações de conflito entre os sujeitos no ambiente escolar, causados pelos entraves nas relações estabelecidas.
Nossoobjetivo é analisar as articulações dos protagonistas do contexto escolar diante da construção, redação e efetivação do Projeto Político Pedagógico (PPP) de duas escolas de ensino fundamental, da rede municipal de Porto Alegre, no período entre 2008 e 2009, de modo a verificar como estas articulações contribuem para a democratização da gestão e para a melhoria da qualidade da educação. A investigação do trabalho orienta-se pela análise documental, apresenta uma revisão de literatura enfocada na gestão educacional e na qualidade na educação e o analise dos dados obtidos. Ao longo da pesquisa percebemos que as relações dos sujeitos implicados com os saberes não apresentam asações esperadas e necessárias para garantir o nível de qualidade proposto pelo discurso que permeia a educação. Os resultados alcançados permitem visualizar aspectos da instituição escola que necessitam de nova configuração para que possa constitui-la como um espaço democrática.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [952]