dc.contributor.advisor | Santos Neto, Luiz Antônio dos | |
dc.creator | Athayde, Vanya da Silva de | |
dc.date.accessioned | 2015-08-12T13:08:02Z | |
dc.date.available | 2015-08-12T13:08:02Z | |
dc.date.issued | 2011-10-14 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/935 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria,Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | We are inserted in a society highly competitive and the technological advances,
undoubtedly, are contributing to significant changes in terms of competences required
from the people. Such technologies are radically changing the learning in the world
once they consider since the primordial writing, up to the more sophisticated digital
processes. Thus, this paper, aims at discussing the use of learning objects as
resources in the literacy process of students from the 1st year of elementary school.
Besides that, it aims at clarifying how the technologies are been inserted in the schools
enabling that the teaching /learning process can be integrated and qualified. The
investigations were done to verify the efficiency of such instruments and three months
of analysis were spent for doing so. When this period ended up, it was possible to
observe how the softwares lead the students to think, make hypothesis and enable
situations that help their autonomy, since the results in the classroom were significantly
improved. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Tecnologias da informação e da comunicação na sala de aula | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | O uso das tecnologias da informação e da comunicação como instrumento facilitador da alfabetização | por |
dc.title.alternative | The use of Information and Communication as a facilitator of literacy | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Estamos em uma sociedade altamente competitiva e os avanços tecnológicos vêm,
sem dúvida, contribuindo para mudanças significativas em termos das competências
exigidas às pessoas. Essas tecnologias chegaram e revolucionaram o aprendizado no
mundo. Elas vão desde a primordial escrita a sofisticados processos de digitalização.
Este artigo pretende colocar em discussão o uso de recursos no processo de
alfabetização de alunos do 1º ano do ensino fundamental. Visa esclarecer como as
tecnologias estão entrando nas escolas, possibilitando que o processo ensino aprendizagem seja integrado e qualificativo. As investigações foram feitas para
verificar a eficiência destes instrumentos, tivemos um período de três meses para
análise. Terminando este período podemos observar o quanto os softwares levam os
alunos a pensar, levantar hipóteses e oportunizar situações que favoreçam sua
autonomia, uma vez que, os resultados em sala de aula foram significativamente
melhores. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |