dc.contributor.advisor | Souza, Maristela da Silva | |
dc.creator | Couto, Maíra Lara | |
dc.date.accessioned | 2014-03-13 | |
dc.date.accessioned | 2014-03-13T12:58:32Z | |
dc.date.available | 2014-03-13T12:58:32Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2014-03-13 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/94 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Movimento Humano, Sociedade e Cultura, RS, 2013. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Projeto pedagógico | por |
dc.subject | Curso de educação física | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.title | A relação entre a fundamentação da prática pedagógica dos professores do CEFD/UFSM e os projetos pedagógicos de curso | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.level | Especialização | por |
dc.degree.specialization | Movimento Humano, Sociedade e Cultura | por |
dc.description.resumo | Atualmente no CEFD/UFSM nos encontramos com a tarefa de colocar na prática os grandes avanços que a proposta de Licenciatura Ampliada - LA - trás para a Educação Física e para a formação humana. No sentido de contribuir para esta etapa, este trabalho investigou a relação da fundamentação da prática pedagógica dos professores do CEFD/UFSM com os Projetos Pedagógicos de Curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Fundamentamos-nos no método do Materialismo Histórico Dialético, e para levantar elementos que contribuam para a análise realizamos entrevistas com professores e relacionamo-las com os PPCs dos referidos cursos. Concluímos que os professores do CEFD/UFSM não se baseiam nos PPCs para fundamentar sua prática pedagógica. Isto se torna preocupante já que estamos prestes a colocar em prática um novo curso. Apesar desta problemática, temos certo que este novo curso contribui de forma expressiva no quadro geral da educação inserida numa sociedade gerida pelo capital, e que no movimento de disputa entre classes se mostra enquanto uma pauta transitória, na medida em que é expressão de reivindicações da base e que coloca como necessidade histórica a construção da sociedade socialista. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |