dc.contributor.advisor | Tonini, Andréa | |
dc.creator | Rapeti, Cristiane Araújo | |
dc.date.accessioned | 2015-08-19T15:51:00Z | |
dc.date.available | 2015-08-19T15:51:00Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/956 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial- Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | This search has as objective discuss the dyslexia’s question, focusing its definitions,
seeking to describe the causes, the main characteristics and evolution of reading’s
perturbation, as well as to evaluate the family and school’s role in the work with
dyslexic people, in order to find pedagogical alternatives for the educator work with
pupils that present such difficulty. Dyslexia is one of the most common learning
perturbations, which interferes in reading process, being a language disturbance. It is
observed that this perturbation is still little know in scholar environment, so it is
necessary to the teacher know about this subject, because he/she may have a
dyslexic pupil in his/her room and he/she will have to do something to help him/her,
to stimulate him/her, to emphasize his/her skills and don’t enhance his/her errors,
since the pupil with reading and writing perturbation has a difficulty, not an
impossibility. To investigate this theme it was used bibliographical search, having
basis in theoretical as Vítor Fonseca, Jesus Nicasio García, Maria Eugênia Ianhez,
Newra Tellecha Rotta, Felipe Alliende, among others, then this way dyslexia could be
better understood, contributing to a larger explanation about the subject and in order
to dyslexic people be comprised, respected and for they can live harmonically in
society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Dislexia | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.title | Preguiça? Desatenção? Indisciplina? Não. Pode ser dislexia. | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | São Borja, RS | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa objetiva discutir a questão da dislexia, enfocando suas definições, procurando descrever as causas, as características principais e evolução dos transtornos de leitura, bem como avaliar o papel da família e da escola no trabalho com pessoas disléxicas, a fim de que se encontrem alternativas pedagógicas para o educador trabalhar com alunos que apresentam tal dificuldade. A dislexia é um dos transtornos de aprendizagem mais comuns, que interfere no processo de leitura, sendo um distúrbio de linguagem. Observa-se que este transtorno ainda é de pouco conhecimento no meio escolar, havendo necessidade de o professor conhecer sobre
este assunto, pois poderá ter um aluno disléxico em sua sala e terá que fazer algo para ajudá-lo, para incentivá-lo, para destacar seus acertos e não realçar seus erros, pois o aluno com este transtorno de leitura e escrita tem uma dificuldade, não uma impossibilidade. Para investigar este tema utilizou-se da pesquisa bibliográfica, fundamentando-se em teóricos como Vítor Fonseca, Jesus Nicasio García, Maria Eugênia Ianhez, Newra Tellecha Rotta, Felipe Alliende, dentre outros, para que assim se pudesse compreender melhor a dislexia, contribuindo para um maior
esclarecimento sobre o assunto e para que as pessoas disléxicas sejam compreendidas, respeitadas e possam viver harmonicamente em sociedade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |