O aluno surdo com déficit cognitivo e a dificuldade de aprendizagem na educação física
Resumo
O artigo monográfico intitulado O Aluno Surdo com Déficit Cognitivo e a Dificuldade de Aprendizagem na Educação Física teve como principal objetivo identificar as principais dificuldades apresentadas por um aluno diagnosticado com déficit cognitivo nas aulas de Educação Física. Participaram deste estudo a família e os professores da Escola Municipal de Ensino Especial para Surdos em que este aluno estuda, em uma turma de Progressão Um do Ano Ciclo Um. A metodologia utilizada neste estudo é de ordem qualitativa, sendo realizadas entrevistas com os pais e os professores, além da realização de observações no ambiente escolar de sala de aula e durante as atividades nas aulas de Educação Física. A partir das dimensões teóricas abordadas e a análise dos dados coletados, os resultados indicaram que o aluno apresenta dificuldades de orientação, em relação a sua lateralidade e percepção espacial, em atividades de deslocamento como também em jogos e atividades coletivas. Entretanto, percebe-se que no decorrer das atividades em sala de aula, em que se faz necessário o uso do caderno, que não ocorre à mesma dificuldade.