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dc.contributor.advisorDrabach, Neila Pedrotti
dc.creatorGuerra, Adriane Maria Limana
dc.date.accessioned2015-08-25T14:18:47Z
dc.date.available2015-08-25T14:18:47Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/972
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis monograph is themed democratic management in the (re) construction of political pedagogical project, through a reflection from the perspective of school management. Investigates how the democratic management has been accomplished in school practice, difficulties and limitations which interfere with this achievement and the potential to realize it, focusing on the analysis of the challenges and opportunities experienced by a state school teaching RS in the process of (re) construction of their collective political pedagogical project aiming at a democratic process, from the point of view of the management team. Through theoretical and its relation to the practice of school reality, examines some of the principles of what is to be a democratic administration, the legislation that guides the work of the school manager, weaknesses and possibilities of its implementation and the challenges to its implementation In this sense, this research used the qualitative approach, and sought at first, situate Democratic Management in its historical context and legal, from literature, then explaining the importance of Project Political as an essential tool for the Democratic Management and finally, from empirical research, analyze everyday experiences in school related to reconstruction of PPP in a public school in the state schools, located in the municipality of Santa Maria - RS. Based on this methodological approach, it can be concluded, among other things, the importance of the participation of all segments of the school community in effective democratic management of the school, even if such participation will not occur as it should, that the PPP presents as an essential tool for this activation, although its (re) construction is not an easy task, presenting challenges and limitations, and finally, the whole process of (re) construction of the PPP had good points and brought advances in the management of school not only to promote the participation of the school community, but also reflection on the school's own reality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectGestão escolarpor
dc.titleA gestão democrática na (re)construção do projeto político pedagógico: uma reflexão sob a ótica da gestão escolarpor
dc.title.alternativeManagement in a democratic (re) construction project educational policy: a reflection the perspective of management schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico tem como tema a gestão democrática na (re)construção do projeto político pedagógico, através de uma reflexão sob a ótica da gestão escolar. Busca investigar de que maneira a gestão democrática tem se concretizado na prática escolar, quais dificuldades e limites interferem nessa concretização e nas possibilidades para realizá-la, tendo como foco a análise dos desafios e possibilidades vivenciados por uma escola da rede estadual de ensino do RS no processo de (re) construção coletiva de seu projeto político pedagógico com vistas a um processo democrático, sob o ponto de vista da equipe gestora. Mediante referenciais teóricos e sua relação com a prática da realidade escolar, analisa alguns dos princípios do que vem a ser uma gestão democrática, a legislação que norteia o trabalho do gestor escolar, as possibilidades e fragilidades da sua implementação e os desafios enfrentados para sua efetivação. Neste sentido, esta pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa, e buscou num primeiro momento, situar a Gestão Democrática em seu contexto histórico e legal, a partir de levantamento bibliográfico, explicitando em seguida a importância do Projeto Político Pedagógico como instrumento essencial para a Gestão Democrática, e por fim, a partir de pesquisa empírica, analisar experiências vivenciadas no cotidiano escolar referentes à reconstrução do PPP de uma escola pública da rede estadual de ensino, situada no município de Santa Maria - RS. Com base neste percurso metodológico, pode-se concluir, entre outras coisas, pela importância da participação de todos os segmentos da comunidade escolar na efetiva da gestão democrática da escola, ainda que essa participação não venha ocorrendo como deveria; que o PPP apresenta-se como um instrumento essencial para essa efetivação, embora sua (re)construção não seja uma tarefa fácil, apresentando desafios e limitações; e finalmente, que todo o processo de (re)construção do PPP teve pontos positivos e trouxe avanços para a gestão da escola, não apenas no sentido de promover a participação da comunidade escolar, mas também a reflexão da escola sobre a própria realidade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [934]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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