Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorAgatti, Dália Luana Kolling
dc.date.accessioned2015-08-25T15:31:54Z
dc.date.available2015-08-25T15:31:54Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/975
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe early childhood education and childhood itself have not always been seen as an important step in the life of human beings, many were the struggles for a well-deserved recognition of his importance. Think of child education in Brazil is to perform the basic construction needed to the path of development of our society. It is, therefore, a fundamental question, is a challenge and, as such, we must believe and fight. Impossible to imagine a society, today developed, which has not passed the way of construction and universalization of education of small children. The present study aimed to know as the school management in a school of early childhood education of Sarandi/RS. The study was developed from a qualitative approach, characterized as a case study. As data collection instrument used the questionnaire that was answered by the Manager/Director, teachers and parents of students of the school. Through research, showed the importance attached to the work of the management team, as well as the quest for effectiveness of a participatory and democratic management, prioritizing the collective work, to a quality education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.titleA gestão escolar democrática na educação infantil: desafio para toda a comunidade escolarpor
dc.title.alternativeThe democratic school management in early childhood education: challenge to the entire school communityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantia, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA Educação Infantil e a infância em si nem sempre foram vistas como uma etapa importante na vida dos seres humanos, muitas foram as lutas para um merecido reconhecimento de sua importância. Pensar em Educação Infantil no Brasil é realizar a construção de base necessária ao caminho do desenvolvimento da nossa sociedade. É, portanto, uma questão fundamental, é um desafio e, como tal, é preciso acreditar e lutar. Impossível imaginar uma sociedade, hoje desenvolvida, que não tenha passado pelo caminho da construção e universalização da educação das crianças pequenas. O presente estudo objetivou conhecer como ocorre a gestão escolar em uma escola de Educação Infantil de Sarandi/RS. O estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, caracterizado como um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se o questionário, que foi respondido pelo gestor/diretor, professores e pais de alunos da escola em estudo. Através da pesquisa, evidenciou-se a importância atribuída ao trabalho da equipe gestora, bem como a busca pela efetivação de uma gestão participativa e democrática, priorizando o trabalho coletivo, para uma educação de qualidade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples