dc.contributor.advisor | Oliveira, Cícero Santiago de | |
dc.creator | Linke, Jocieli Roberta | |
dc.date.accessioned | 2015-08-25T15:42:05Z | |
dc.date.available | 2015-08-25T15:42:05Z | |
dc.date.issued | 2012-11-30 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/976 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze the importance of continuing education related to the school as a starting point in designing a quality education, guided participation in that school
management and teachers are the key tool in this process, where the object of research is a school in a rural school system of New municipal Barreiro (RS). The methodology was characterized as a qualitative case study, which used a questionnaire with the school administration, teachers and pedagogical coordination of school. The considerations made through this research indicate the importance of dialogue between the school administration and teachers in the organization and planning of continuing education offered by the school, observing the relationship with generative themes chosen by the school, so that they will meet the needs the students and also for teachers to meet the difficulties encountered in their teaching practices. The continuing education of teachers is presented as a means of upgrading the teachers, as they must be in constant improvement and pursuit of new knowledge. Knowledge is unfinished, and the teacher becomes a lifelong learner. Another highlight is the
participation of continuing education for teachers, where they should be open to new
knowledge, information and seek knowledge exchange, which will significantly reflect on
their teaching and professional development. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Formação continuada dos professores | por |
dc.subject | Temas geradores | por |
dc.title | A formação continuada de professores e a qualificação da gestão escolar | por |
dc.title.alternative | A continuing education teacher qualifications and school of management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objetivo analisar a importância da formação continuada relacionada com a escola como ponto de partida na estruturação de um ensino de qualidade, pautado na participação, em que gestão escolar e professores são o instrumento fundamental nesse processo, onde o objeto de pesquisa é uma escola da zona rural da rede de ensino municipal de Novo Barreiro (RS). A metodologia caracterizou-se como qualitativa do tipo estudo de caso, em que se utilizou um questionário com a direção escolar, coordenação pedagógica e docentes da escola. As considerações realizadas através dessa pesquisa, apontam a importância do diálogo entre a direção escolar e os docentes na organização e planejamento das formação continuada oferecidas pela escola, observando a relação com os temas geradores escolhidos pela escola, para que as mesmas venham ao encontro das necessidades dos educandos e também dos docentes para suprir as dificuldades encontradas em suas práticas pedagógicas. A formação continuada dos professores apresenta-se como um dos meios de atualização dos docentes, pois os mesmos devem estar em constante aperfeiçoamento e busca de novos conhecimentos. O conhecimento é inacabado, e o professor torna-se um eterno
aprendiz. Destaca-se ainda, a participação das formação continuada dos professores, onde os mesmos devem estar abertos a novos conhecimentos, informações e buscar a troca de saberes, o que irá refletir significativamente em suas práticas pedagógicas e seu desenvolvimento profissional. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |