dc.contributor.advisor | Furquim, Alexandra Silva dos Santos | |
dc.creator | Cosmam, Elisandra Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2015-08-26T12:24:14Z | |
dc.date.available | 2015-08-26T12:24:14Z | |
dc.date.issued | 2012-12-01 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/977 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This monograph seeks to reflect on the prospects of implementing the high school curriculum polytechnic 1st year of a public school in the state Palmeira Missions / RS. For this, the research dialogue, through the questionnaire with open questions, regents for teachers and head teachers of integrated seminars and students, in order to analyze the understanding that those involved in the research understand this new measure of restructuring and curriculum implementation. Accordingly, for the comprehensive analysis of the topic, the research supports their reflections on the theme articulated theoretical contributions. Among the major laws and cites authors analyzed are: the Federal Constitution (1988), Law of Guidelines and Bases of Education (1996), PCN (2000), Libâneo (2009), Lück (2006, 2007). From the theoretical investigation and conducted the questionnaire showed that study participants showed concern about this proposed new high school curriculum restructuring polytechnic since being put into practice around with little discussion and the appropriateness reality school where the student is inserted, showing the gap that aspect as the principle of democratic school management where teachers, students and other segments along with the school community have the prerogative to participate, opine, reflect and collaborate in the preparation of curriculum of their institution in order to promote the student conditions to become a subject, active, critical, participatory and citizen of the society in which he lives. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Ensino médio politécnico | por |
dc.subject | Gestão escolar democrática | por |
dc.title | O currículo politécnico do ensino médio e suas perspectivas de implantação | por |
dc.title.alternative | Curriculum course of polytechnic and its prospects of deployment | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente monografia busca refletir sobre as perspectivas de implantação do currículo do ensino médio politécnico do 1º ano de uma escola da rede pública estadual do município de Palmeira das Missões/RS. Para isso, a investigação dialoga, por intermédio do questionário com perguntas abertas, para professores regentes e professores coordenadores dos seminários integrados e alunos, no sentido de analisar o entendimento que os envolvidos na pesquisa tem acerca da nova medida de reestruturação e implantação curricular. Nesse sentido, para a análise compreensiva da temática, a pesquisa apóia suas reflexões em aportes teóricos articulados à temática. Entre os principais legislações e autores analisados cita-se: Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), PCNs (2000), Libâneo (2009), Lück (2006; 2007). A partir das reflexões teóricas investigadas e do questionário realizado, evidenciou-se que os participantes da pesquisa demonstram a preocupação quanto essa nova proposta de reestruturação curricular do ensino médio politécnico, uma vez que está sendo posta em pratica entorno de pouca discussão e adequação com a realidade escolar em que o aluno está inserido. A investigação mostra o descompasso desse aspecto quanto ao principio da gestão escolar democrática em que professores, alunos e demais segmentos juntamente com a comunidade escolar têm a prerrogativa de participar, opinar, refletir e colaborar na elaboração do currículo escolar de sua instituição, a fim de promover ao educando condições de tornar-se um sujeito, ativo, critico, participativo e cidadão da sociedade em que vive. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |