Gestão escolar democrática: desafios visíveis
Visualizar/ Abrir
Data
2012-12-01Autor
Friderich, Patricia Dickmann
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho visa refletir sobre a gestão escolar em busca de um trabalho democrático no cotidiano escolar. Essa discussão torna-se necessária na medida em que ainda se observa uma prática autoritária e conservadora, voltada apenas para a parte burocrática e administrativa. Para isso, a pesquisa objetiva analisar bibliograficamente qual a implicação da gestão democrática no contexto escolar no sentido de promover uma aprendizagem constituída do sentido ético, humano e solidário que justifica a condição de seres humanizados. Como problema de pesquisa pergunta-se: como o gestor pode lidar com os desafios da gestão democrática no contexto escolar? Como forma de contemplar o objetivo e o problema proposto nessa pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, buscou-se referendar autores como Avritzer (2002), Santos (2002, 2009), Demo (1999), Schmidh (2004), Ferreira (2004), Lück (2006, 2008), Oliveira; Zientarki; Pereira (2010), Libâneo (2005), Veiga (2003), Gadotti (1997), Freire (2000), bem como outros autores que abordam a temática desse trabalho. Tomando como referência os resultados alcançados, a pesquisa aponta que a gestão escolar democrática enfrenta muitos desafios, mas na medida em que provocar a comunidade escolar a participar e a se comprometer com as questões escolares seja na esfera pedagógica, financeira e administrativa, formando cidadãos atuantes, conscientes de sua realidade, tudo pode começar a se transformar.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]