dc.contributor.advisor | Ludwig, Cristiane | |
dc.creator | Friderich, Patricia Dickmann | |
dc.date.accessioned | 2015-08-26T12:31:04Z | |
dc.date.available | 2015-08-26T12:31:04Z | |
dc.date.issued | 2012-12-01 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/978 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This paper aims to reflect on the school management in pursuit of a democratic work in school life. This discussion is necessary since there is still a conservative and authoritarian practice, only to face the paperwork and administrative. For this, the research aims to analyze the implication of which bibliographically democratic management in the school to promote learning consists of ethical sense, and human solidarity that justifies the condition of being humanized. As research problem question is: how the manager can cope with the challenges of democratic management in the school context? As a way to contemplate the purpose and the problem proposed in this research qualitative nature of literature, authors sought to endorse as Avritzer (2002), Santos (2002, 2009), Demo (1999), Schmidh (2004), Ferreira (2004), Lück (2006, 2008), Oliveira; Zientarki; Pereira (2010), Libâneo (2005), Veiga (2003), Gadotti (1997), Freire (2000) as well as other authors who address the theme of this work. Taking as reference the results obtained, the research shows that the democratic school management faces many challenges, but in that cause the school community to participate and engage with the issues school - whether in the educational, financial and administrative, forming active citizens , aware of its reality, everything can begin to transform. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Neoliberalismo | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.title | Gestão escolar democrática: desafios visíveis | por |
dc.title.alternative | Democratic school management: challenges visible | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho visa refletir sobre a gestão escolar em busca de um trabalho democrático no cotidiano escolar. Essa discussão torna-se necessária na medida em que ainda se observa uma prática autoritária e conservadora, voltada apenas para a parte burocrática e administrativa. Para isso, a pesquisa objetiva analisar bibliograficamente qual a implicação da gestão democrática no contexto escolar no sentido de promover uma aprendizagem constituída do sentido ético, humano e solidário que justifica a condição de seres humanizados. Como problema de pesquisa pergunta-se: como o gestor pode lidar com os desafios da gestão democrática no contexto escolar? Como forma de contemplar o objetivo e o problema proposto nessa pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, buscou-se referendar autores como Avritzer (2002), Santos (2002, 2009), Demo (1999), Schmidh (2004), Ferreira (2004), Lück (2006, 2008), Oliveira; Zientarki; Pereira (2010), Libâneo (2005), Veiga (2003), Gadotti (1997), Freire (2000), bem como outros autores que abordam a temática desse trabalho. Tomando como referência os resultados alcançados, a pesquisa aponta que a gestão escolar democrática enfrenta muitos desafios, mas na medida em que provocar a comunidade escolar a participar e a se comprometer com as questões escolares seja na esfera pedagógica, financeira e administrativa, formando cidadãos atuantes, conscientes de sua realidade, tudo pode começar a se transformar. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |