Browsing Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD by Issue Date
Now showing items 21-40 of 571
-
As tecnologias da comunicação e informação e o ensino de história
(2009-09-30)Este artigo tem como objetivo enfocar os aspectos relacionados ao atual uso das tecnologias da comunicação, pelos professores de história da Rede Pública Estadual do Município de Santana do Livramento bem como através do ... -
O uso das TIC no processo de ensino aprendizagem da língua inglesa no ensino médio
(2009-09-30)Este artigo pretende enfatizar a importância que as tecnologias da comunicação têm como instrumento facilitador do ensino aprendizagem da língua inglesa, contribuindo como uma nova fonte de pesquisas, de conhecimentos e ... -
TICs e atendimento educacional especializado na deficiência intelectual
(2009-09-30)O presente artigo tem como objetivo apresentar TICs e Atendimento Educacional Especializado na Deficiência Intelectual, baseado em estudos de especialistas, disponibilizados em sites na internet, fontes consultadas e ... -
Contribuição das tecnologias da informação e da comunicação na educação ambiental dos anos iniciais do ensino fundamental
(2009-09-30)Neste artigo, será discutida a Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como se refletirá sobre os principais meios para otimizar o processo ensino-aprendizagem, utilizando-se das novas tecnologias ... -
A contribuição de jogos educacionais virtuais na aprendizagem de uma língua estrangeira
(2009-09-30)O presente artigo apresenta um estudo realizado com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal na cidade de Agudo - RS. Este trabalho analisou a utilização do jogo “Frohes Lernen”. Trata-se de um ... -
O uso das mídias na prática de leitura em língua inglesa
(2009-09-30)Este trabalho tem por objetivo destacar a importância dos recursos da tecnologia da informação e comunicação no ensino de língua inglesa ao contribuir para a formação de um indivíduo mais autônomo e crítico no processo ... -
As TICs nos laboratórios de informática: um estudo de caso das escolas da rede pública de ensino de Santana do Livramento - RS
(2009-09-30)O presente artigo tem como objetivo pesquisar a situação em que se encontram os laboratórios de informática quanto à sua utilização pelos professores e alunos no desenvolvimento do ensino aprendizagem nas escolas públicas ... -
As estratégias didáticas no processo ensino-aprendizagem mediadas pelo computador: um olhar dos tutores
(2009-09-30)Analisar o processo ensino-aprendizagem a partir das estratégias utilizadas no Curso de Pedagogia, à distância, oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria é o objetivo deste artigo. Por meio de uma pesquisa ... -
O uso da tecnologia no ensino de língua estrangeira: um estudo sobre as possibilidades
(2009-09-30)Este artigo apresenta um estudo sobre o ensino de Língua Estrangeira e o uso das tecnologias como ferramentas didáticas, com ênfase ao computador como recurso pedagógico relevante, utilizando-se do que este possa ofertar, ... -
Telecentro comunitário de Agudo: ampliando a cidadania por meio da capacitação da comunidade e em especial das educadoras que frequentam o curso de informática básica
(2009-09-30)Este artigo busca mostrar alguns resultados, mudanças e pressupostos no trabalho desenvolvido no curso de Informática Básica, no Telecentro Comunitário de Agudo, na tarefa educativa e formativa da comunidade, e em especial ... -
Os recursos tecnológicos como uma ferramenta de apoio no processo de ensino aprendizagem
(2009-09-30)Este trabalho analisa os aspectos significativos do uso dos recursos tecnológicos na educação. Em especial, destacam-se os aspectos relacionados ao papel da escola e do professor diante do uso da tecnologia como uma ... -
Informática x sedentarismo
(2009-09-30)Este Artigo aborda o tema Informática x Sedentarismo. Resume de forma clara e sucinta o avanço vertiginoso da tecnologia em nosso cotidiano e os malefícios causados pela uso indiscriminado da mesma à saúde. Ciente desta ... -
Oficina de blogs: uma estratégia para auxiliar professores na gestão de planos de ensino e na prática docente
(2009-10-01)A necessidade de proporcionar momentos de formação aos professores, visando qualificar suas práticas e a gestão de seus planos de ensino, através do uso das TICs, motivou este estudo que se caracteriza por ser uma pesquisa ... -
Contribuição das mídias nas aulas de Educação Física
(2009-10-02)Este artigo relata uma pesquisa sobre a contribuição das Mídias nas aulas de Educação Física e também na interdisciplinaridade, como processo de desenvolvimento do ensino aprendizado e da inclusão digital. O trabalho enfoca ... -
Letramento digital
(2009-10-03)O presente artigo é o resultado de uma revisão bibliográfica que seguiu o caminho da construção da comunicação e das tecnologias usadas pela humanidade em diferentes épocas. Tem como marco inicial os registros dos primeiros ... -
A inserção do uso das TIC na educação infantil
(2009-10-04)Este artigo aborda a influência da tecnologia na Educação, apresentando os impactos da mesma em relação ao processo de ensino-aprendizagem, bem como a necessidade de se repensar em outros recursos e métodos que viabilizem ... -
Uso das tecnologias de informação e da comunicação no processo de alfabetização de alunos que residem na zona rural de Restinga Seca
(2009-10-08)O presente estudo teve como objetivo fundamental promover a utilização das TIC’s na alfabetização de crianças do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da zona rural de Restinga Seca/RS, de modo a verificar a repercussão ... -
Uso das TICs como meio de aprendizagem e interação entre professores de diversas áreas do conhecimento
(2009-10-17)Este artigo apresenta um estudo de caso que relata uma experiência com a atividade pedagógica em relação ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) aplicadas à educação. Pretende-se abordar alguns aspectos ... -
Mediação tecnológica educacional: potencialidades do ambiente virtual de ensino-aprendizagem Moodle
(2009-10-22)No processo de Ensino-investigação-aprendizagem a distância os Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVEA) são mediadores tecnológicos das práticas educativas. O Moodle é formado por ferramentas comunicativas, ... -
O uso da tecnologia como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual
(2009-10-27)O presente artigo tem como objetivo investigar como o programa Virtual Vision pode auxiliar como recurso didático no processo de ensino aprendizagem de alunos com deficiência visual na Escola Municipal Leonor Pires de ...