Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por título
Itens para a visualização no momento 140-159 of 571
-
Estudo de caso sobre a utilização do blog em projeto interdisciplinar de gincana ambiental
(2011-10-14)Este artigo relata a utilização do blog como ferramenta de apoio a realização de uma gincana ambiental, projeto interdisciplinar relacionado ao meio ambiente de uma escola pública, envolvendo alunos de 8ª série do Ensino ... -
Um estudo de síntese sobre o uso da informática como ferramenta de ensino-aprendizagem
(2012-12-01)A sociedade mundial caracteriza-se como uma sociedade midiatizada, o que exige estudo e entendimento de seus desdobramentos no meio Educacional. Este estudo objetiva refletir, sobre a mediação da informática como recurso ... -
Estudo dos limites e possibilidades do uso do laboratório de informática em uma escola pública municipal de Cachoeira do Sul
(2010)A introdução do computador no ambiente escolar está acarretando mudanças no processo de ensino-aprendizagem que exigem novas posturas diante dessa realidade. O aluno aprende a utilizar o computador como uma ferramenta ... -
Estudo sobre a construção de material didático apoiado no uso das TIC
(2010)A sociedade está em constante evolução e as tecnologias da informação e da comunicação estão cada dia mais presentes na vida moderna e a escola, por sua vez, insere-se nessa realidade. A busca por uma prática pedagógica ... -
Um estudo sobre a mediação tecnológica no atendimento educacional especializado das escolas públicas estaduais de Bagé - RS
(2014-07-12)A mediação tecnológica tem contribuído para o processo de reinvenção da aprendizagem. No âmbito do Atendimento Educacional Especializado (AEE), o apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE) é nitidamente ... -
Um estudo sobre a utilização das tecnologias como ferramenta de apoio ao processo ensino e aprendizagem no ensino fundamental na cidade de Itaqui - RS
(2017-06-23)O professor é um mediador na aquisição do conhecimento. A utilização das tecnologias como ferramentas de apoio no processo ensino e aprendizagem exige deste profissional o domínio de novas habilidades.Este domínio agregado ... -
Um estudo sobre a utilização das TICs por alunos da terceira idade em um curso técnico profissionalizante
(2014-07-12)A pesquisa busca esclarecer como o docente usufrui das TICs nas aulas para alunos da terceira idade em um curso técnico profissionalizante. O professor é a parte essencial para o aprendizado de seus alunos que buscam uma ... -
Um estudo sobre o desenvolvimento de habilidades e competências nas séries iniciais através de jogos
(2011-10-08)O presente trabalho visa socializar as experiências relacionadas à formação docente, a prática pedagógica e o uso dos jogos em um laboratório de informática com o intuito de beneficiar o desenvolvimento de competências/habilidades ... -
Estudo sobre o ensino de arte utilizando as tecnologias da informação e da comunicação disponíveis no ambiente escolar
(2011-10-14)Este artigo pretende discutir a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação, dis-poníveis no ambiente escolar, no ensino de arte. Como os educadores de arte utilizam essas tec-nologias em suas práticas e fazer ... -
A experiência de alfabetização digital nas totalidades iniciais da modalidade EJA
(2017-11-28)O presente artigo é fruto de inquietações acerca de minha prática como educadora da rede estadual na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes das Totalidades Iniciais estão na alfabetização. A experiência ... -
A experiência em tutoria EAD: reflexões e contribuições no desenvolvimento das interações mediadas por computador na educação a distância
(2014-07-12)Este artigo tem como objetivo discutir os processos de interação e mediação potencializadas pelo uso do computador, analisando a construção das competências que os atores em Educação a Distância constroem nesses processos ... -
Experiência na aplicação de tecnologias assistivas em sala de aula
(2017-06-23)O presente artigo tem como objetivo colaborar com subsídios para uma melhor compreensão de aspectos que envolvem a utilização do computador no processo educativo dos alunos com deficiência, e procurar saber dos professores ... -
O feedback do professor na perspectiva formativa: um estudo de caso na educação a distância
(2011-10-08)Na Educação a Distância devido ao distanciamente físico entre professor e aluno e a impossibilidade de interação face a face, o feedback fornecido pelo professor costuma ser uma ferramenta importante de retorno ao aluno ... -
O feedback do tutor na educação a distância: estudo de caso no curso de Licenciatura em Letras – Espanhol e Literaturas EAD (UFSM)
(2018-12-01)Com o ensino de línguas a distância, surge a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre sua metodologia avaliativa. Desta forma, o presente artigo busca compreender quais foram os critérios utilizados pelos tutores ... -
A ferramenta WIKI – desafios e contribuições na formação universitária presencial
(2011-10-08)A incorporação crescente das TICs ao processo de ensino-aprendizagem traz novas possibilidades na educação e desafia as práticas pedagógicas. Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma experiência ... -
Ferramentas de desenvolvimento de jogos - uma comparação entre AppsGeyser e App Inventor MIT
(2018-12-01)No cenário atual, os professores lutam pela atenção dos alunos com as diversas mídias digitais disponíveis. A internet proporciona uma grande diversidade hipermidiática de recursos envolvendo diferentes meios e tecnologias ... -
Fluência tecnológica e produção escolar mediada por recursos tecnológicos em educação profissional
(2011-10-22)A incorporação de ferramentas mediadoras e potencializadoras do processo de colaboração e comunicação na prática escolar cotidiana, permite a participação nas instâncias de geração e aplicação de conhecimentos que perpassa ... -
Fluência tecnológico-pedagógica na produção de recursos educacionais abertos - REA
(2017-06-24)A preocupação pela temática geradora desta pesquisa está centrada no fomento à integração das tecnologias educacionais em rede no Ensino Superior, com foco na produção e adaptação de Recursos Educacionais Abertos (REA). ... -
A formação do professor no contexto do homo zappiens
(2011-09-01)Resumo - O trabalho procura analisar o desafio para a educação, a partir das novas tecnologias, principalmente, nos papéis do professor e do aluno, buscando compreender a aprendizagem no contexto do homo zappiens. As ... -
O fórum de discussão do moodle e as qualidades ergonômicas da interface que potencializam a interação
(2011-10-08)Esta pesquisa visa fazer um estudo sobre a interação mediada por computador em AVA. Busca-se compreender se a utilização da atividade fórum pode potencializar o diálogo entre os alunos e professores/tutores auxiliando ...