Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por título
Itens para a visualização no momento 30-49 of 571
-
Audiovisual e educação: produzindo vídeo com alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Livramento
(2012-11-23)Este artigo se propõe a introduzir a ferramenta audiovisual (cinema e vídeo) como objeto de aprendizagem e estudo na sala de aula, através do relato de uma experiência de produção de vídeo em uma Escola Estadual da cidade ... -
Audiovisual e o programa aprendiz legal: a importância do uso de vídeos no processo de ensino-aprendizagem de jovens aprendizes
(2018-12-01)Este artigo objetiva analisar a importância da linguagem audiovisual, por meio do uso de vídeos, no processo de ensino-aprendizagem de jovens aprendizes participantes do Programa Aprendiz Legal do Centro de Integração ... -
O auxílio da tecnologia da informação e da comunicação no estudo da globalização: propaganda, consumo e geração de lixo
(2012-11-23)O presente artigo relata o trabalho realizado na disciplina de geografia, com os alunos das oitavas séries de uma Escola da Rede Municipal de Três de Maio, RS. Tem como objetivo possibilitar o uso educativo de algumas ... -
Avaliação da aprendizagem em educação a distância: instrumentos e processos
(2011-10-15)Este artigo faz uma retomada sobre os conceitos de avaliação, educação à distância e de avaliação em educação à distância, trazendo para a reflexão, elementos teóricos e práticos dentro desta temática, destacando as suas ... -
Avaliação de usabilidade e satisfação de uma plataforma de ensino de idiomas
(2017-08-18)Este estudo aplica as 10 Heurísticas de Nielsen (1990) na plataforma de idiomas Duolingo e apresenta o nível de satisfação dos usuários para justificar a usabilidade deste Ambiente Virtual de Aprendizagem. Entende-se ... -
Avaliação do ambiente virtual de aprendizagem Moodle: percepções dos alunos do curso de Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação
(2010-11-26)Esse artigo tem como principal objetivo apresentar as diferentes visões do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, na percepção dos alunos do Curso de Especialização a Distância em Tecnologias da Informação e da ... -
Avaliação do jogo Simcity no ensino de química com alunos do ensino médio em São Vicente do Sul
(2017-06-23)Este artigo apresenta um estudo acerca da percepção dos estudantes em relação à motivação, experiência de interação e impacto na aprendizagem do uso do jogo SimCity no ensino de Química. A atividade foi desenvolvida com ... -
Avaliação do projeto de uma rede social educacional do município de Novo Hamburgo
(2014-07-12)Este artigo tem como objetivo apresentar a Rede Social Educacional do Município de Novo Hamburgo, nomeada como RedEdu, que está em processo de desenvolvimento desde o início do ano de 2013 como ferramenta colaborativa e ... -
Avaliação escolar e recursos tecnológicos: interlocuções teóricas para novas ações práticas
(2019-03-15)A partir de análise bibliográfica, este artigo tem por objetivo investigar de que modo a avaliação da prática pedagógica vem sendo realizada no ensino com a incorporação de recursos tecnológicos. Com vistas à identificação ... -
Avaliação heurística de jogos digitais no ensino de química
(2018-12-14)O presente trabalho apresenta uma avaliação heurística entre um aplicativo gamificado e um jogo digital voltados para o ensino de Química, com o objetivo de apresentar de forma simples e rápida para os professores que estão ... -
Os benefícios da internet na formação à distância
(2011-10-22)Com o presente trabalho trago para discussão os “Benefícios da Internet na Formação à Distância”, destacando a importância desta ferramenta na aquisição do conhecimento. A Internet oportuniza a busca pelo conhecimento ... -
Benefícios de softwares educacionais na alfabetização de crianças
(2010-09-30)Crianças que estão em fase de construção das habilidades da leitura e escrita necessitam de uma atenção especial para o aprimoramento de seu processo de construção dos conhecimentos. O uso das Tecnologias da Informação ... -
Blended learning: um estudo de caso a partir da proposta metodológica da Universidade Anhanguera - UNIDERP
(2011-10-07)O presente estudo visa analisar o blended learning, que une momentos presencias com momentos virtuais. Essa metodologia é adotada pela universidade que serviu de estudo de caso para a pesquisa, sendo realizada com alunas ... -
Blog como extensão da sala de aula: estreitando os laços entre escola e comunidade
(2014-07-11)A comunicação entre a escola e sua comunidade pode ser potencializada a partir do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC. Neste artigo, o objetivo é apresentar o blog escolar como estratégia e ... -
Blog educativo: um espaço de mediação de leitura e escrita
(2011-10-14)Este artigo trata da leitura e escrita dentro dos ambientes digitais de aprendizagem, mais especificamente o blog, como ferramenta de hipermídia que estimula a interação e comunicação colaborativa, bem como permite que o ... -
O blog na educação: uma estratégia pedagógica
(2010-09-24)Este trabalho objetiva investigar a ferramenta blog como um instrumento de comunicação, interação e compartilhamento de idéias, informações e conhecimentos de maneira colaborativa, no ambiente escolar, tendo como apoio ... -
Blog na escola: construindo espaço de informação, interação e conhecimento
(2011-10-22)Existem cada vez mais recursos digitais de aprendizagem disponíveis gratuitamente na Internet para que professores os utilizem de forma personalizada em suas aulas. Como tais recursos são possibilidades de inovar a prática ... -
Blog na sala de aula: ampliando horizontes
(2009-10-30)Este artigo estuda o recurso digital blog aplicado nas atividades de sala de aula. O referido recurso pode oportunizar situações motivadoras do processo ensino-aprendizagem, enriquecer o conhecimento, promover a construção ... -
Blog: um estudo de caso como ferramenta colaborativa na divulgação de trabalhos escolares
(2011-09)O artigo objetivo apresentar uma breve descrição da criação de um Blog como ferramenta colaborativa em projetos escolares na divulgação das atividades desenvolvidas, dos resultados alcançados e divulgação científica. O ... -
Blog: uma ferramenta de aprendizagem e interação no ensino da língua portuguesa instrumental
(2010-10-04)analisando as grandes transformações no ensino diante das atuais tecnologias e ferramentas de aprendizagem, o presente trabalho visa demonstrar como o blog, um novo recurso digital, pode ser utilizado e inserido no ...