Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por data do documento
Itens para a visualização no momento 81-100 of 571
-
A utilização de recursos tecnológicos na educação infantil e a sua contribuição na construção da aprendizagem
(2010-10-04)A educação está passando por diversas mudanças e transformações, com isso se percebe uma maior aproximação entre tecnologia e mundo educacional. As crianças estão chegando cada vez mais cedo nas escolas de educação infantil, ... -
Uso das tecnologias da informação e comunicação em programas de educação ambiental nas unidades de conservação do Rio Grande do Sul
(2010-10-04)A despeito da natural convergência entre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a Educação Ambiental (EA), em alguns contextos, como no caso da EA desenvolvida em Unidades de Conservação (UC), são ainda ... -
Professores imigrantes digitais e alunos nativos digitais: conflitos, desafios e perspectivas
(2010-10-04)O presente artigo tem a intenção de refletir sobre a inserção dos meios tecnológicos e seus usos nos espaços escolares a partir de uma abordagem histórico-comparativa, para que se possam evidenciar relações conflitivas ... -
A participação dos professores e tutores nos fóruns de discussão
(2010-10-04)Com o avanço das Tecnologias de informação e Comunicação, principalmente a Internet, a modalidade de educação a distância ganha um grande impulso e o número de cursos e estudantes a distância é cada vez maior. O aumento ... -
O uso das tecnologias da informação e da comunicação na rede municipal de ensino de Paraíso do Sul
(2010-10-04)Com a rápida expansão e disseminação das tecnologias nas variadas atividades cotidianas, faz-se necessário que as escolas também integrem esses recursos para aquisição e aprimoramento do conhecimento. Neste sentido, esta ... -
Objetos de aprendizagem como apoio ao processo de alfabetização
(2010-10-04)Este artigo pretende colaborar com a discussão sobre o uso de objetos de aprendizagem como recurso pedagógico no processo de alfabetização de alunos das séries inicias do ensino fundamental de escola pública da periferia, ... -
Blog: uma ferramenta de aprendizagem e interação no ensino da língua portuguesa instrumental
(2010-10-04)analisando as grandes transformações no ensino diante das atuais tecnologias e ferramentas de aprendizagem, o presente trabalho visa demonstrar como o blog, um novo recurso digital, pode ser utilizado e inserido no ... -
A contribuição das TICs no processo de educação ambiental
(2010-10-04)Na perspectiva de aproximar as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) à Educação Ambiental (EA) é que se propõe o presente artigo a refletir sobre a associação daqueles recursos a esta prática educativa, em ... -
O uso de mapas conceituais como processo de planejamento cognitivo para obtenção do conhecimento: regras de estruturas frasais da Língua Portuguesa
(2010-10-28)Este artigo apresenta a aplicação do CmapTools – editor de mapa conceitual – relacionado ao ensino da Língua Portuguesa. Será base teórica de estudo a aprendizagem significativa de David Ausubel transpondo-a para uma ... -
Tutoria presencial em TICs: competências e habilidades
(2010-11-04)Educação a distância pode ser considerada como o ensino mediado por tecnologias onde professor e estudantes estão separados temporal e espacialmente, onde normalmente está mediação é monitorada por um tutor presencial, com ... -
Os alunos da periferia e o uso de tecnologia em sala de aula
(2010-11-05)Este trabalho tem como finalidade aprofundar estudos sobre casos que deram certo no uso de tecnologias em sala de aula. Como fonte de estudo foi utilizada uma escola localizada na zona oeste da cidade de Santa Maria/RS, a ... -
Dificuldades na inserção das TICs como instrumento de auxílio no aprendizado no ensino público
(2010-11-05)Este artigo faz uma breve discussão sobre as dificuldades da inserção das TICs como instrumento de auxílio no aprendizado no ensino público. A partir de uma revisão de bibliografia aborda-se o assunto e busca-se identificar ... -
Museu virtual como espaço de aprendizagem
(2010-11-05)Este trabalho quer evidenciar a visitação aos museus virtuais como apoio pedagógico a ser oferecido aos estudantes do Ensino Fundamental. Esta pesquisa pretende oportunizar uma prática atual para a complementação da teoria ... -
Softwares educativos: os jogos como ferramentas de aprendizagem
(2010-11-05)O presente artigo reflete sobre uma experiência de construção de um ambiente educativo, tornando possível a integração das tecnologias em ambientes virtuais, fazendo ligação com as práticas pedagógicas de sala de aula, ... -
Análise de uma Webquest como ferramenta motivadora para as aulas de Ciências
(2010-11-05)O presente artigo relata o uso de uma Webquest como ferramenta motivadora para as aulas de Ciências do ensino básico presencial. A partir da necessidade de atrair a atenção dos alunos para o conteúdo trabalhado, visando a ... -
O computador no universo infantil: inserção com alunos da modalidade de educação infantil
(2010-11-05)As Tecnologias da Informação e Comunicação têm mostrado grande avanço, quando de sua utilização em espaços de educação formais, pois é no ambiente escolar que precisa acontecer a inclusão social, e onde muitas vezes ... -
Laboratórios de informática na educação infantil e em séries iniciais: desafios e conquistas em três escolas municipais
(2010-11-05)Tendo em vista que o avanço do mundo das Tecnologias da Informação e da Comunicação trouxe novos desafios aos professores, mostrando uma maneira diferente de trabalhar a educação e que a utilização destes recursos no ... -
Inclusão digital em escola rural através de jogos educacionais
(2010-11-05)Este artigo tem como objetivo relatar uma pesquisa sobre a inclusão digital em escola rural, tendo sido realizada com alunos da sexta série de uma escola do interior de Restinga Sêca, RS. Buscou-se estimular a inclusão ... -
O gênero reportagem na produção de história em quadrinhos nas aulas de língua portuguesa
(2010-11-05)Este trabalho teve o objetivo de produzir uma história em quadrinhos, utilizando reportagens de jornais. As atividades foram realizadas com os alunos da 7ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Lovato, de ... -
A integração das TICs no processo de conhecimento da disciplina de geografia: Google Earth e Google Maps
(2010-11-05)O presente trabalho tem como objetivo analisar a interação e o processo de produção do conhecimento de estudantes com a inserção de mídias na aula de geografia. Neste sentido, foram apresentadas aos estudantes as ferramentas ...