Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por orientadores "Mathias, Carmen Vieira"
Itens para a visualização no momento 1-13 of 13
-
A utilização de recursos tecnológicos na educação infantil e a sua contribuição na construção da aprendizagem
(2010-10-04)A educação está passando por diversas mudanças e transformações, com isso se percebe uma maior aproximação entre tecnologia e mundo educacional. As crianças estão chegando cada vez mais cedo nas escolas de educação infantil, ... -
Desafios frente ao uso das novas tecnologias no processo ensino aprendizagem: jogos educativos computadorizados
(2010-09-04)Neste artigo apresenta-se como objetivo principal trazer aquilo que se destaca como alguns dos desafios e possíveis soluções encontradas no ambiente escolar, a partir do processo ensino aprendizagem através dos jogos ... -
A inserção da técnica de desenho animado na educação infantil
(2011-11-08)Este trabalho objetiva uma análise sobre o impacto das TIC no universo da Educação Infantil e seu uso como ferramenta de produção de conhecimento significativo através do emprego da técnica de animação (stop motion) junto ... -
A importância da acessibilidade digital nos objetos de aprendizagem
(2010-11-27)O presente artigo reflete a importância que a informática vem adquirindo no cenário educacional, bem como a importância da acessibilidade digital em objetos de aprendizagem e o papel do professor como mediador do processo ... -
Improbidade do aluno, respeito à lei do direito autoral
(2011-10-07)O ato de copiar e colar despertou nos professores e tutores do curso de graduação de Licenciatura em Física da UAB/UFSM, a preocupação acerca do crescente hábito dos alunos em praticar plágio em seus trabalhos acadêmicos. ... -
As tecnologias da informação e comunicação voltadas à construção da noção de número para alunos surdos
(2011-11-08)Este trabalho, de cunho teórico, tem o intuito de dialogar sobre a educação do aluno surdo, focando o interesse no que diz respeito ao raciocínio-lógico, à construção da noção do número e realizar considerações que versem ... -
O uso da tecnologia da informação pelo professor de Matemática no ensino de Geometria
(2011-10-07)Este artigo tem o propósito de verificar se os professores de matemática fazem uso da tecnologia da informação no ensino de Geometria, e ao mesmo tempo ressaltar a importância que a Geometria tem no processo de ensino-aprendizagem ... -
Uso das tecnologias na educação superior presencial e a distância: a visão dos professores
(2010-12-06)É possível reconhecer nas tecnologias um potencial formativo que pode contribui para ampliação dos espaços e dos tempos pedagógicos, para a flexibilização do currículo, para o aumento da interação entre professor-alunos e ... -
O uso de objetos de aprendizagem no ensino da Matemática nas séries iniciais
(2010-10-03)Este artigo visa destacar o uso de Objetos de Aprendizagem no ensino da Matemática, as contribuições deste na educação e as formas de utilização em sala de aula como um recurso pedagógico que pode auxiliar o processo de ... -
Objetos de aprendizagem para o ensino da história: uma busca na Web
(2010-08-20)Com as novas tecnologias disponíveis, a rede mundial de computadores, Internet, constitui-se em uma nova forma de gerir informações, multiplicando a comunicação entre as pessoas em diferentes ambientes. Os espaços globais ... -
A escola do século XXI: as redes sociais em educação
(2011-11-08)A presença da informática no dia a dia de professores, alunos e sociedade em geralé inegável. Ainda assim, percebe-se que o uso das novas tecnologias é pouco exploradoem sala de aula. A utilização dos múltiplos recursos ... -
O uso de tecnologias na educação em ciências: o que apontam as pesquisas acadêmicas a respeito do uso de filmes (vídeos) no ensino?
(2011-10-07)As mudanças na sociedade, ao longo dos anos, caracterizaram o século XX como aquele que assistiu a um desenvolvimento cientifico e tecnológico sem precedentes na história da humanidade. Esta expansão exerce um efeito ... -
A utilização do laboratório de informática em turmas dos 5º anos iniciais e/ou 4ª séries do ensino fundamental de escolas estaduais urbanas do município de Sant'Ana do Livramento
(2011-10-07)Este trabalho tem como objetivo investigar se os professores de 5º ano e/ou 4ª série dos anos iniciais de escolas estaduais urbanas do município de Sant’ Ana do Livramento estão utilizando o laboratório de informática ...