Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por orientadores "Medina, Roseclea Duarte"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 28
-
Do virtual ao presencial num curso de atualização
(2009)Tendo em vista a importância do uso das tecnologias da informação e da comunicação no âmbito educacional, o presente artigo descreve a experiência de um curso de atualização para acadêmicos e funcionários do Polo Educacional ... -
Professores de ciências da rede municipal e o uso de objetos educacionais: consolidando uma prática
(2009)O objetivo deste trabalho é investigar a utilização, por parte de alguns professores da disciplina de ciências de duas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Restinga Sêca, de objetos de aprendizagem nas suas ... -
O feedback do professor na perspectiva formativa: um estudo de caso na educação a distância
(2011-10-08)Na Educação a Distância devido ao distanciamente físico entre professor e aluno e a impossibilidade de interação face a face, o feedback fornecido pelo professor costuma ser uma ferramenta importante de retorno ao aluno ... -
Museu virtual como espaço de aprendizagem
(2010-11-05)Este trabalho quer evidenciar a visitação aos museus virtuais como apoio pedagógico a ser oferecido aos estudantes do Ensino Fundamental. Esta pesquisa pretende oportunizar uma prática atual para a complementação da teoria ... -
A utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação infantil
(2010-11-06)Este estudo tem como objetivo refletir sobre a importância e necessidade da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Infantil, verificando as ferramentas tecnológicas que o professor mais utiliza ... -
Mendeley e Zotero em cena: o uso da videoaula no ensino de gerenciadores de referência
(2018-12-01)O artigo tem como objetivo compreender se a videoaula, como suporte educacional, contribui com o ensino de gerenciadores de referência. Buscou trazer outros trabalhos sobre a importância das videoaulas em ambientes ... -
A utilização do EdiLim na criação do objeto de aprendizagem "As vogais e os animais" para alunos com deficiência intelectual
(2010-10-04)Este artigo aborda o uso das TICs na educação especial como meio de facilitar o acesso ao conhecimento, ampliando as oportunidades das PNEEs, adequando o conteúdo, considerando a realidade do aluno. Faz o relato da utilização ... -
Construção de um modelo estratégico de aplicação do Mobile Learning
(2014-07-12)Este artigo aborda o contexto da comunicação e da educação na sociedade mediada pelas tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Assim, se reflete sobre a emergência da comunicação móvel, detendo-se no conceito de ... -
Refletindo sobre a afetividade na educação a distância
(2011-10-07)Este trabalho apresenta um estudo de caso feito em fóruns tira dúvidas e notícias, em quatro turmas da disciplina EAD 1042 do segundo semestre do “Curso de Pedagogia EaD” oferecido pelo Universidade Federal de Santa Maria. ... -
Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental
(2009)A informática vem sendo introduzida na educação em ritmo acelerado, obrigando educador e educando a familiarizar-se com essa tecnologia. O presente artigo visa demonstrar que os jogos educacionais computadorizados e os ... -
A utilização de rede social por pessoas da terceira idade
(2014-07-12)O presente artigo tem por objetivo motivar o uso do facebook por pessoas da Terceira Idade, considerando que a rede social é uma tecnologia cada vez mais se faz mais presente no cotidiano das pessoas. O trabalho foi ... -
Professores de Matemática e o preparo para o uso do computador em suas aulas
(2009)O presente trabalho tem como objetivo investigar se os professores de matemática da Escola Estadual de Ensino Fundamental “Francisco Manoel”, localizada na cidade de Restinga Sêca, RS, estão preparados para usar o ... -
Ferramentas de desenvolvimento de jogos - uma comparação entre AppsGeyser e App Inventor MIT
(2018-12-01)No cenário atual, os professores lutam pela atenção dos alunos com as diversas mídias digitais disponíveis. A internet proporciona uma grande diversidade hipermidiática de recursos envolvendo diferentes meios e tecnologias ... -
WebQuest internet segura: a mediação envolvida no processo de ensinoaprendizagem e os novos modos de interagir favorecendo a construção de conhecimentos
(2010-11-06)O presente trabalho reflete sobre as possibilidades de interação social fazendo uso das tecnologias, utilizando a Internet como recurso pedagógico, analisando uma WebQuest no trabalho de tutoria com professores e alunos ... -
Uso das tecnologias de informação e da comunicação no processo de alfabetização de alunos que residem na zona rural de Restinga Seca
(2009-10-08)O presente estudo teve como objetivo fundamental promover a utilização das TIC’s na alfabetização de crianças do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da zona rural de Restinga Seca/RS, de modo a verificar a repercussão ... -
Avaliação do jogo Simcity no ensino de química com alunos do ensino médio em São Vicente do Sul
(2017-06-23)Este artigo apresenta um estudo acerca da percepção dos estudantes em relação à motivação, experiência de interação e impacto na aprendizagem do uso do jogo SimCity no ensino de Química. A atividade foi desenvolvida com ... -
O uso dos mapas conceituais na aprendizagem de ciências
(2010-11-06)A proposta deste trabalho é utilizar os mapas conceituais na disciplina de ciências junto com as TICs, onde alunos da 5ª série utilizem a construção de mapas conceituais para transformar o ensino efetivamente na aprendizagem. ... -
Modelagem de um Framework para adaptação de ambientes virtuais de aprendizagem móveis aos diferentes estilos cognitivos
(2009-12-05)Este artigo apresenta os resultados decorrentes do desenvolvimento e aplicação de um Sistema Especialista para Diagnosticar Estilos Cognitivos de alunos (SEDECA). A análise das categorias de estilos cognitivos, predominantes ... -
Blended learning: um estudo de caso a partir da proposta metodológica da Universidade Anhanguera - UNIDERP
(2011-10-07)O presente estudo visa analisar o blended learning, que une momentos presencias com momentos virtuais. Essa metodologia é adotada pela universidade que serviu de estudo de caso para a pesquisa, sendo realizada com alunas ... -
O uso de software educativo na educação: uma experiência na alfabetização integrada a um aluno com dificuldade de aprendizagem
(2014-07-12)Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa envolvendo o uso de software educativo, no caso jogos, como recurso pedagógico para a alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem. O trabalho foi realizado ...