Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por orientadores "Fialho, Vanessa Ribas"
Itens para a visualização no momento 1-12 of 12
-
Uma nova perspectiva para os laboratórios de ensino de línguas
(2018-12-07)Esta pesquisa teve como objetivo geral propor a instauração de laboratórios de línguas estrangeiras nas escolas, dentro dos laboratórios de informática, mostrar uma nova perspectiva para o ensino de línguas viabilizando a ... -
A utilização de recursos tecnológicos como mediadores no processo de ensino e de aprendizagem de uma aluna com transtorno do espectro autista: um estudo de caso
(2018-12-07)As tecnologias estão presentes em nosso cotidiano, e na escola não seria diferente. No Atendimento Educacional Especializado (AEE) com alunos com autismo, ou seja, alunos que possuem déficits de natureza sociocomunicativa ... -
Proposta didática com a Khan Academy
(2017-06-23)As ferramentas computacionais na educação atuam como incentivadoras da inclusão e das transformações coletivas, sendo imprescindíveis para a percepção de novos códigos, métodos e linguagens, instruindo os indivíduos para ... -
O desafio da inclusão de estudantes surdos no AVA Moodle
(2017-06-23)As possibilidades de acessibilidade em ambientes virtuais de aprendizagem tornam-se limitadas diante das ferramentas disponíveis nestes ambientes, desta forma estes instrumentos necessitam de adaptações. Assim, este trabalho ... -
Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino de língua portuguesa
(2018-12-07)Este estudo objetivou apresentar um modelo de aplicação da sala de aula invertida (Flipping-LP) orientado para a disciplina de língua portuguesa, bem como verificar se a metodologia sofre modificações quando direcionada ... -
Contribuições das tecnologias de informação e comunicação no atendimento educacional especializado
(2017-06-24)O presente estudo tem por objetivo investigar como os recursos tecnológicos são utilizados pelos professores do atendimento educacional especializado (AEE) e suas contribuições para o processo inclusivo destes sujeitos no ... -
Uma proposta com o whatsapp para o ensino de espanhol como língua estrangeira
(2018-12-07)Na área de ensino e aprendizagem de línguas, mostra-se importante, no momento, desenvolver diversos projetos pedagógicos que explorem os inúmeros benefícios que as tecnologias móveis podem proporcionar ao aluno. Dentre ... -
Idiomas sem fronteiras/espanhol: criação de um curso no elo para complementar as aulas presenciais
(2018-12-07)O presente trabalho tem como objetivo principal o de desenvolver um curso online no Sistema de Autoria Ensino de Línguas Online (ELO), com base em um curso presencial do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), de modo que ... -
O vídeo como recurso tecnológico para a interação intergeracional
(2017-07-24)O presente artigo trata de uma atividade envolvendo o recurso tecnológico vídeo como ferramenta para mediar a interação intergeracional entre alunos de uma escola de ensino fundamental e um grupo de adultos e idosos com ... -
As TIC e a nova proposta do ensino médio: um estudo de caso
(2014-07-11)Diante de tantas transformações e descobertas no campo das tecnologias, o ser humano é conduzido a interagir constantemente com as mesmas. Seja na área da saúde, da arquitetura ou da educação, fazendo com que cada vez mais ... -
Nosotros somos de la frontera: a construção aberta de um curso de Espanhol no ELO
(2017-06-23)Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais que estimulam o processo de ensino e de aprendizagem e, geralmente, são encontrados em plataformas de domínio público (COSTA et al., 2016, p. 02). Uma das plataformas ... -
A contribuição de softwares livres na alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem
(2014-07-11)Este trabalho estuda e analisa o uso de aluna com dificuldades na aquisição da linguagem escrita e oral. O estudo de caso é baseado em um sujeito de pesquisa, qual seja uma aluna de segundo ano do fundamental, classificada ...