O processo de inclusão escolar: estudo de caso de uma aluna autista
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Data
2007-12-01Autor
Silva, Leila Maria Abdallah
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Considera-se que a práxis educativa deve respeitar as diferenças apresentadas pelo alunado e trabalhar de acordo com as necessidades educacionais avaliadas pelo educador, ou seja, conforme as necessidades especiais deve haver modificações na forma de se desenvolver o processo educativo. Procurando chamar a atenção para este tema, é que se justifica a presente pesquisa que tem como relato de um estudo de caso de uma aluna com diagnóstico de autismo incluída nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal de da cidade de Bagé/RS. Desta forma tivemos como objetivo geral conhecer como se dá o processo de inclusão desta aluna em uma classe comum. Através de protocolo de observação de sala de aula, entrevistas semi-estruturas com a professora da aluna e seus pais e a análise documental do projeto político pedagógico da escola trabalhou-se nesta pesquisa os seguintes objetivos específicos: observar de que forma o(a) professor(a) procura trabalhar a inclusão da menina autista em sala de aula; identificar quais recursos didáticos são utilizados para a estimulação da aluna autista em sala de aula; observar como é a relação entre a aluna e seus colegas; identificar quais reformulações foram feitas no Projeto Político Pedagógico da Escola para a implementação da inclusão; conhecer como é a relação dos pais da aluna autista com a escola.Após a análise dos dados foi possível observar que a menina foi inserida na classe comum sem que houvesse uma sistematização para que a inclusão fosse implementada de maneira que proporcionasse situações reais de aprendizagem.