dc.contributor.advisor | Tonini, Andréa | |
dc.creator | Silva, Leila Maria Abdallah | |
dc.date.accessioned | 2015-09-01T14:18:31Z | |
dc.date.available | 2015-09-01T14:18:31Z | |
dc.date.issued | 2007-12-01 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/995 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | It is considered that the educational practice should respect differences and work submitted by students in accordance with the educational needs assessed by educator, or as special needs must be changed in order to develop the educational process. Looking to draw attention to this issue, is it appropriate to the present research that has the report of a case study of a student diagnosed with autism included in the early years of elementary school in a school Hall of the city of Bagé / RS. Thus we had as objective as general know whether the process of inclusion of this student in a class joint. Through protocol for observation of the classroom, interviews semi-structures with the teacher and the student and his parents documentary analysis of the political project of teaching school worked on this research the following specific objectives: to observe how the teacher (a) (a) demand the inclusion of work autistic girl in the classroom;
identify which resources are used textbooks for stimulating the autistic student in the
classroom, observing how is the relationship between the student and his colleagues; identify which changes were made in Project Political Pedagogical School for the implementation of inclusion; know how the relationship of the parents of autistic student with escola.Após the analysis of the data it was possible to observe that the girl was inserted in the class common unless there was a systematization for the inclusion should be implemented in ways that provide real situations of learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Autismo | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | O processo de inclusão escolar: estudo de caso de uma aluna autista | por |
dc.title.alternative | The process of inclusion school: study case of a aluna autista | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Bagé, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial, EaD | por |
dc.description.resumo | Considera-se que a práxis educativa deve respeitar as diferenças apresentadas pelo alunado e trabalhar de acordo com as necessidades educacionais avaliadas pelo educador, ou seja, conforme as necessidades especiais deve haver modificações na forma de se desenvolver o processo educativo. Procurando chamar a atenção para este tema, é que se justifica a presente pesquisa que tem como relato de um estudo de caso de uma aluna com diagnóstico de autismo incluída nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal de da cidade de Bagé/RS. Desta forma tivemos como objetivo geral conhecer como se dá o processo de inclusão desta aluna em uma classe comum. Através de protocolo de observação de sala de aula, entrevistas semi-estruturas com a professora da aluna e seus pais e a análise documental do projeto político pedagógico da escola trabalhou-se nesta pesquisa os seguintes objetivos específicos: observar de que forma o(a) professor(a) procura trabalhar a inclusão da menina autista em sala de aula; identificar quais recursos didáticos são utilizados para a estimulação da aluna autista em sala de aula; observar como é a relação entre a aluna e seus colegas; identificar quais reformulações foram feitas no Projeto Político Pedagógico da Escola para a implementação da inclusão; conhecer como é a relação dos pais da aluna autista com a escola.Após a análise dos dados foi possível observar que a menina foi inserida na classe comum sem que houvesse uma sistematização para que a inclusão fosse implementada de maneira que proporcionasse situações reais de aprendizagem. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |