dc.contributor.advisor | Bolzan, Doris Pires Vargas | |
dc.creator | Silva, Claudia Marin da | |
dc.date.accessioned | 2015-09-01T15:18:38Z | |
dc.date.available | 2015-09-01T15:18:38Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/998 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Internet | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | Conhecimento | por |
dc.title | As tecnologias de informação e comunicação e suas implicações no contexto educacional das séries iniciais do ensino fundamental: novas ferramentas para o processo se ensinar e aprender? | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Centro de Artes e Letras | por |
dc.description.resumo | A utilização das tecnologias de informação e de comunicação na educação tem sido indicada como ferramentas capazes de favorecer os processos de ensino e de aprendizagem em contexto escolar. Entretanto, há muitos questionamentos relativos às formas de mediação e interação envolvidas nesse processo. A partir disso, busca-se neste trabalho focar o uso das tecnologias de informação e comunicação, especificamente, o manuseio do computador e seus recursos disponíveis, exemplificando os objetos de aprendizagem, e suas contribuições para o processo de ensinar e de aprender dos aprendizes. Esta é uma pesquisa de cunho teórico reflexivo, que objetiva elencar os benefícios e os desafios da interação virtual no contexto escolar, a partir dos estudos de Ausubel (2009), Levy (1999) e Wielewicki (2008). A escolha do tema surgiu devido à emergência das tecnologias digitais e a necessária adaptação que o contexto escolar necessita passar para adequarse as novas formas de saber, pois não basta apenas dar acesso às mídias digitais, é preciso saber o que fazer com elas. Busca-se evidenciar no decorrer do estudo, que o uso do computador, a partir do manuseio de objetos de aprendizagem, pode vir a colaborar no processo de ensinar e de aprender dos alunos, favorecendo a participação e interação das crianças com os conteúdos escolares. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |