O ensino de produção textual em ambiente virtual: redação argumentativa e o Moodle
Resumen
A crescente utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizado em educação à distância e, também, presencial e da constante necessidade do adequado uso da língua materna, instiga este trabalho que aborda o ensino do texto dissertativo-argumentativo, utilizado em redações de vestibular, por meio do Moodle. Para realização dessa pesquisa, optou-se pelo estudo de caso e pela abordagem qualitativa- quantitativa, e o uso da descrição das etapas utilizadas no ensino da produção de um texto dissertativo-argumentativo, por jovens universitários de uma Instituição de Ensino Superior, que recebem uma formação multidisciplinar. A pesquisa tem o objetivo de investigar se os métodos utilizados para ensino de produção textual básica para alunos do Ensino Superior, por meio de um AVA, têm contribuído para o desenvolvimento da habilidade de produção de texto desses estudantes. Com isso, pretende-se proporcionar uma alternativa para a inserção de atividades de Língua Portuguesa, focando na produção textual, como complemento à graduação, bem como verificar as vantagens e falhas da proposta aqui apresentada. Para o embasamento das ações, foi realizada a revisão da literatura, em busca de estudos que auxiliassem na pesquisa, que compreende dois semestres de estudo e coleta de dados, considerando as produções textuais de 61 alunos. Os resultados demonstram que o trabalho ainda precisa ser continuado, de modo que há a necessidade, ao final desse processo, de uma reescrita das redações produzidas.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: