Prática pedagógica desenvolvida em uma turma de quinto ano do ensino fundamental na perspectiva da matriz de referência de matemática
Abstract
Este estudo descreve uma prática pedagógica realizada com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental voltada para a aprendizagem à luz da investigação matemática. A ação foi proposta a partir da abordagem de alguns descritores apresentados no bloco Grandezas e Medidas, da Matriz de Referência de Matemática, no que se refere, especificamente, ao estudo de medidas de comprimento, perímetro e superfície. A partir do estudo sobre atividades de investigação matemática e as contribuições destas para o ensino e a aprendizagem de conteúdos de matemática, optou-se por uma prática pedagógica com o propósito de incentivar a construção de conceitos matemáticos de forma mais motivadora. Para isso, o recorte apresentado nesse estudo, corresponde às atividades organizadas em três planos de aula que foram desenvolvidos em três aulas em turno regular de uma turma de alunos do quinto ano. O estudo se caracteriza como pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, onde o objeto de estudo é uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Margarida Lopes da cidade de Santa Maria/RS. O instrumento de pesquisa utilizado foi o diário de campo. Por fim, a partir da análise das intervenções realizadas em sala de aula foram constatados aspectos que auxiliaram a compreender melhor o processo de ensino e de aprendizagem dos conteúdos matemáticos abordados.
Collections
- Educação Matemática [27]
The following license files are associated with this item: