Prática pedagógica desenvolvida em uma turma de quinto ano do ensino fundamental na perspectiva da matriz de referência de matemática
Visualizar/ Abrir
Data
2013-12-05Autor
Salles, Eliciane Brüning de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo descreve uma prática pedagógica realizada com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental voltada para a aprendizagem à luz da investigação matemática. A ação foi proposta a partir da abordagem de alguns descritores apresentados no bloco Grandezas e Medidas, da Matriz de Referência de Matemática, no que se refere, especificamente, ao estudo de medidas de comprimento, perímetro e superfície. A partir do estudo sobre atividades de investigação matemática e as contribuições destas para o ensino e a aprendizagem de conteúdos de matemática, optou-se por uma prática pedagógica com o propósito de incentivar a construção de conceitos matemáticos de forma mais motivadora. Para isso, o recorte apresentado nesse estudo, corresponde às atividades organizadas em três planos de aula que foram desenvolvidos em três aulas em turno regular de uma turma de alunos do quinto ano. O estudo se caracteriza como pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, onde o objeto de estudo é uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Margarida Lopes da cidade de Santa Maria/RS. O instrumento de pesquisa utilizado foi o diário de campo. Por fim, a partir da análise das intervenções realizadas em sala de aula foram constatados aspectos que auxiliaram a compreender melhor o processo de ensino e de aprendizagem dos conteúdos matemáticos abordados.
Coleções
- Educação Matemática [27]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: