A cascata de Xangô e os sujeitos de matriz africana: geografizando sentidos e espacialidades no município de Alvorada-RS
Fecha
2021-04-12Primeiro membro da banca
Gil Filho, Sylvio Fausto
Segundo membro da banca
Santos, Julio Ricardo Quevedo dos
Terceiro membro da banca
Faria, Rivaldo Mauro
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A pesquisa apresenta uma reflexão sobre os processos de espacialização a partir da
construção dos sujeitos de matriz africana frequentadores da Cascata de Xangô na
cidade de Alvorada, Rio Grande do Sul. O objetivo principal é o de investigar a
existência de espacialidades produzidas por sujeitos adeptos da Cosmopercepção
Africana a partir da sua relação com a Cascata e a influência desta enquanto espaço
sagrado e de resistência. Partindo desta premissa, analisamos a Cosmopercepção
Africana enquanto edificadora de uma Geografia universal das coisas e dos sentidos.
A pesquisa tem como metodologia a fenomenologia a partir do arranjo conceitual da
Geografia da Religião na perspectiva da conformação simbólica. Da relação dos
sujeitos religiosos com o espaço se edifica o conceito de espaço sagrado, disto geramse
expressões da vida social, compõem-se comportamentos, vivências,
temporalidades e ações cotidianas que compõem possibilidades de análise geográfica
no município de Alvorada. Um dos conceitos fundantes da cultura de Matriz Africana
é justamente a oralidade, sendo assim, a coleta de narrativas mais do que um
procedimento metodológico se consubstancia numa aproximação com os princípios
edificadores das relações de sujeitos e suas percepções e representações de mundo.
O espaço vivenciado conhecido através das narrativas nos leva a experiência
espacial destes grupos e a sua elevada consciência simbólica. A partir do encontro
existencial na Cascata de Xangô e dos relatos destes sujeitos podemos construir
pontes entre a percepção de Matriz Africana e a fenomenologia de Cassirer através
da sua Teoria das Formas Simbólicas. Também possibilitou o conhecimento da
influência desta percepção em termos de produção de espacialidades no município
de Alvorada. E, por fim, o entendimento do papel central do sujeito na
relação\constituição do espaço geográfico a partir da mediação das Formas
Simbólicas.
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