Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por título
Itens para a visualização no momento 66-85 of 92
-
Política de comunicação na universidade: implementação e alinhamento estratégico nos veículos institucionais da UFSM (2018-2020)
(2023-03-22)A proposta desta pesquisa tem como tema a Política de Comunicação na Universidade delimitada na implementação da Política de Comunicação da UFSM na Coordenadoria de Comunicação e Alinhamento Estratégico nos Veículos ... -
Portais institucionais na web: análise de anúncios publicitários no ecossistema midiático
(2016-11-25)Esta tese insere-se na linha de Pesquisa denominada Mídia e Estratégias Comunicacionais do Programa de Pós-graduação em Comunicação pertencente à UFSM. A problemática de pesquisa pode ser resumida na seguinte questão: como ... -
Potencialização do acontecimento e racionalidade patêmica nos discursos sobre os refugiados sírios: a hipótese do ápice midiático
(2020-04-03)Esta pesquisa analisa as estratégias discursivas das construções de realidade nas abordagens midiáticas sobre o acontecimento do refúgio sírio. Especificamente, identificamos estratégias discursivas patêmicas, mapeamos as ... -
A práxis reflexiva das relações públicas na sociedade midiatizada: mediação estratégica comunicacional nos blogs corporativos
(2015-04-22)O contexto da sociedade midiatizada movimenta a práxis das relações públicas a partir da contínua articulação de estratégias comunicacionais e mobiliza as tradicionais dinâmicas relativas às relações e vínculos das ... -
Produtos televisuais: trajetória e alterações de percurso
(2016-03-14)A presente investigação propõe-se a examinar a trajetória de produtos televisuais que não têm, de antemão, data prevista para término, ou seja, para sua exclusão da grade de programação, conferindo especial atenção às ... -
Programas de auditório: o tom como traço identitário
(2018-03-09)A presente tese propõe-se a investigar a função desempenhada pelo tom como traço distintivo de diferentes produtos televisuais pertencentes a um mesmo subgênero – os programas de auditório –, bem como sua possível incidência ... -
A representação midiática oficial do trabalhador brasileiro
(2018-03-21)Baseados no entendimento de que a esfera midiática ascendeu à posição de principal referência cultural para conformatação das identidades na contemporaneidade, propomos analisar a representação midiática oficial do trabalhador ... -
Representações genderless: mediações entre cultura vivida e registrada em audiovisuais publicitários de moda
(2021-03-19)Na presente pesquisa analisamos como as mediações entre a cultura vivida e a cultura registrada, tensionadas pela hegemonia, contribuem para a construção das representações genderless nos audiovisuais publicitários de moda. ... -
Representações identitárias na campanha Keep Walking, Brazil: as relações de cultura e poder na narrativa publicitária
(2016-10-20)No final de 2011 a marca de uísque escocesa Johnnie Walker lançou sua primeira campanha publicitária criada especificamente para um país, a Keep walking, Brazil, assinada pela agência paulista Neogama/BBH. Além do audiovisual ... -
Reputação e gestão de crise de integridade: a Odebrecht retratada na mídia impressa no contexto da Lava Jato
(2023-11-10)No mundo corporativo, sabe-se bem que crises de integridade têm capacidade para transformar a reputação de qualquer organização em pouco tempo. Sob condições de profunda pressão da sociedade midiatizada para assumirem ... -
Risco é notícia? A relevância jornalística dos riscos nos grandes desastres da mineração brasileira
(2023-05-26)Nos propomos a compreender como o jornalismo lida com os riscos de desastres no contexto da sociedade de risco (BECK, 2016) e especificamente no cenário brasileiro, em que os indicadores de situações de risco estão ... -
Riso sagrado: a comicidade como estratégia discursiva na midiatização da religião
(2022-04-28)A pesquisa trata da comicidade como estratégia discursiva no cristianismo, apontando para uma intensificação da presença do humor e do riso nas ambiências religiosas. Entende-se esta intensificação como fenômeno integrado ... -
Sioma Breitman, a vida com retoques: história oral, narrativa e arqueologias das mídias na construção de trajetórias de vida
(2021-11-25)A tese Sioma Breitman, a vida com retoques: história oral, narrativa e arqueologias das mídias na construção de trajetórias de vida busca investigar as memórias sobre o imigrante ucraniano Sioma Breitman (1903-1980). Ela ... -
Subjetividades maternas: as mães do GAIA e as práticas de consumo alimentar no Facebook
(2023-01-24)A pesquisa tem como cenário as relações de consumo nas quais as mães, por meio de suas práticas coletivas, apontam para as intersecções entre subjetividades maternas e o consumo. A partir de um referencial teórico pautado ... -
O telejornalismo em midiatização: estratégias discursivas de legitimação de telejornais brasileiros no ecossistema midiático contemporâneo
(2022-09-15)A presente tese de doutorado aborda o telejornalismo em midiatização, reconhecendo a centralidade que a televisão ainda ocupa especialmente na cobertura de grandes acontecimentos (BECKER, et al., 2018). Considerando um ... -
A temática LGBTQIA+ como estratégia discursiva na comunicação da Avon Brasil
(2022-10-10)A diversidade é um emblema da contemporaneidade desencadeado a partir de movimentos impulsionados, consideravelmente, pelo capitalismo, pelo mercado e pela globalização, cujos reflexos estão para a construção das identidades ... -
O testemunho de urgência nas coberturas de tragédia: funções autorizadas pelo telejornalismo
(2022-11-09)Nesta tese busca-se compreender o que a convocação e os usos do testemunho na urgência revelam sobre as especificidades da cobertura de tragédias em telejornalismo, a partir de três acontecimentos: o incêndio da boate ... -
Tipificações da instituição do divórcio sob as lentes do jornal Folha de S. Paulo entre 1970-1980
(2023-03-24)A presente pesquisa questiona como se constroem as tipificações sobre a instituição do divórcio no jornal Folha de S. Paulo por meio das mediações entre a cultura vivida e a registrada. Temos, então, como objetivo geral ... -
Toda trabalhada na wi-fi: cotidiano travesti em trajetórias digitais
(2019-05-31)Este estudo tem por objetivo investigar as formas com que a internet é apropriada no cotidiano travesti através do mapeio e da observação das trajetórias digitais das interlocutoras da pesquisa. O desenvolvimento da pesquisa ... -
O trabalho na edição de materiais didáticos: uma perspectiva ergológica
(2023-09-29)A presente pesquisa investiga as intermediações e as atividades editoriais na produção de materiais didáticos, apoiada na perspectiva da ergologia. O objetivo geral é compreender o perfil dos intermediadores da edição e ...