Navegação Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso por título
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Jogo digital "Pedrinho e Pedrita conhecendo o mapa": avaliação por meio do método GameFlow
(2014-07-12)A presente pesquisa teve como objetivo principal avaliar o jogo digital “Pedrinho e Pedrita conhecendo o mapa” por meio do método GameFlow. A avaliação do jogo foi efetivada, à distância, com alunos dos cursos de graduação ... -
Jogo digital no ensino de ciências: ferramenta potencializadora para a aprendizagem
(2018-12-21)Este artigo descreve uma pesquisa utilizando jogo digital com o intuito de resgatar o interesse e a motivação dos estudantes pela disciplina de ciências e incentivá-los na construção do conhecimento. O trabalho caracteriza-se ... -
O jogo do osso/tava em um centro de tradições gaúchas no RS
(2016-12-26)Este é um estudo que tem como tema o Jogo do Osso, considerado um Jogo Tradicional pelas suas características. Buscamos compreender o Jogo do Osso dentro de um Centro de Tradições Gaúchas após a sua regulamentação pelo ... -
Jogo educacional digital para apoio ao aprendizado de matemática
(2015-12-10)Este artigo apresenta um protótipo de jogo educacional digital para apoio ao aprendizado da Matemática, destinado para educandos com faixa etária de 6 a 10 anos, explorando como conteúdo específico da Matemática as ... -
O jogo enquanto conteúdo da Educação Física Escolar na abordagem crítico-superadora
(2009)Este estudo visou compreender o jogo enquanto elemento da cultura corporal dentro da abordagem crítico-superadora no que tange o conteúdo jogo desenvolvido na escola básica de forma a contribuir com a prática pedagógica ... -
O jogo na aprendizagem da língua materna, 5º ano do ensino fundamental
(2017-06-24)A aprendizagem da língua materna, ou seja, o Português se apresenta como matéria fundamental de alfabetização dentro da escola e deve ser aprendida por todas as crianças, não quer dizer que seja uma tarefa fácil, pois é ... -
Jogo online na aprendizagem da tabuada
(2013)Este artigo apresenta os resultados obtidos com o uso do jogo online LEMONADE no ensino da tabuada. O jogo foi usado, como forma de motivar e melhorar a eficiência na resolução de cálculos matemáticos, com os alunos do ... -
Jogos como apoio didático ao ensino de Matemática
(2004-12-10)O ensino de matemática permite que o professor detecte, com mais facilidade do que em outras disciplinas, as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Não raras vezes, a rejeição para a realização de tarefas que envolvam ... -
Jogos cooperativos: uma possibilidade de socialização na educação infantil
(2015-02-28)O presente artigo “Jogos Cooperativos: uma possibilidade de socialização na Educação Infantil” tem como objetivo verificar a importância dos jogos cooperativos como forma de socialização na educação infantil. Portanto, os ... -
Os jogos da escola cidadã do munícipio de Porto Alegre: que cidadania está em jogo?
(2005-10-26)Com a constante preocupação de alcançarmos um outro esporte possível, este trabalho buscou compreender a proposta de jogos escolares municipais, da cidade de Porto Alegre, os Jogos da Escola Cidadã (JEC). Tendo como ... -
Jogos didáticos para o ensino de Ciências
(2021-10-08)Resumo: Os jogos didáticos podem ser utilizados como ferramenta para o ensino de ciências pelo seu potencial em contribuir para a motivação, a aprendizagem e o desenvolvimento intelectual dos estudantes. Essa investigação ... -
Jogos didáticos X informática: aprendizagem significativa?
(2011)O artigo apresenta uma análise sobre o uso dos jogos didáticos nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e História, no laboratório de informática de uma escola da rede pública municipal da cidade de Bagé- ... -
Jogos digitais educacionais enquanto recurso para o ensino-aprendizagem da língua portuguesa
(2010)O presente artigo busca ressaltar a relevância dos jogos e atividade digitais para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa aos alunos do ensino fundamental de escolas públicas, bem como a importância pedagógica desses ... -
Jogos digitais na educação infantil
(2020-12-08)O presente trabalho tem como objetivo mostrar a aplicabilidade dos jogos digitais na educação infantil. Jogos digitais são identificados como ferramentas de reação como um meio de entretenimento, os jogos proporcionam a ... -
Jogos digitais no 3º ano do ensino fundamental: um estudo de caso
(2017-10-21)O presente trabalho teve por objetivo analisar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação numa turma do 3° ano do ciclo de alfabetização. A pesquisa ocorreu em uma escola estadual do município de Santana do ... -
Jogos digitais nos anos iniciais: possibilidades e desafios
(2018-12-14)O presente artigo refere-se a um estudo de caso, realizado em uma escola estadual, localizada no município de Agudo-RS, apresentando breve levantamento de literatura sobre jogos digitais e suas possibilidades e desafios. ... -
Jogos e atividades on-line no aprendizado da Matemática na 5ª série
(2011)O trabalho mostra um estudo de atividades online e jogos de matemática na 5ª série do ensino fundamental. A finalidade era tornar as aulas de matemáticas mais agradáveis e menos cansativas. O uso dessas atividades prioriza ... -
Jogos e brincadeiras: uma análise das relações de gênero através dos estudos culturais
(2014-03-27)A Educação Física Escolar vem reproduzindo normas e comportamentos diferenciados de meninos e meninas, no ambiente lúdico as crianças atribuem sentidos e significados ao brincar e ao jogar, através de gestos e atitudes, ... -
Os jogos educacionais como ferramenta nas aulas de Língua Portuguesa
(2013-12-14)Este artigo procura analisar, através de alguns resultados teóricos, a maneira como os jogos educacionais podem interferir de maneira positiva nas aulas de Língua Portuguesa. O objetivo é introduzir os jogos educativos ... -
Jogos educacionais e sua contribuição para aprendizagem em alunos dos anos iniciais por meio das tecnologias da informação e comunicação
(2011-10-14)O presente artigo apresenta um estudo realizado na área educacional com alunos do 2º ano de uma Escola de Educação Básica do Município de Agudo/RS. Este trabalho analisou a contribuição dos Jogos Pedagógicos Online no ...