Aprendizagem do conceito função afim por estudantes do Ensino Médio: possibilidades da organização do ensino
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Data
2023-11-14Primeiro coorientador
Fajardo, Ricardo
Primeiro membro da banca
Marco, Fabiana Fiorezi de
Segundo membro da banca
Battisti, Isabel Koltermann
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem como problema: no que se refere à organização do ensino de função afim no Ensino Médio alguns elementos podem ser essenciais para a aprendizagem dos estudantes? A partir deste, seu objetivo geral é investigar elementos que se mostram como essenciais para o processo de aprendizagem do conceito de função afim de estudantes de uma turma do Ensino Médio. Os sujeitos desta pesquisa são alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, de uma escola municipal de Ijuí-RS. As ações foram organizadas na perspectiva de um experimento didático, contemplando como instrumentos utilizados na apreensão do material empírico registros produzidos pelos estudantes em portfólios, gravações em áudio e vídeo das aulas desenvolvidas e um questionário. A abordagem teórica e metodológica baseia-se na Teoria Histórico-Cultural de Lev Semionovitch Vigotski, mais especificamente, na Teoria da Atividade de Alexis Nikolaevich Leontiev e na Atividade Orientadora de Ensino de Manoel Oriosvaldo de Moura. O ensino, organizado a partir dos pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino, visa possibilitar que os estudantes se envolvam coletivamente na busca por soluções de situações de ensino, as quais devem considerar a essência dos conceitos e o seu movimento lógico-histórico. Essa organização intencional do ensino pode permitir que os estudantes entrem em atividade, uma vez que a estrutura da Atividade Orientadora de Ensino considera os possíveis motivos e as necessidades dos estudantes no desenvolvimento das situações de ensino propostas com o intuito de promover aprendizagens, neste caso, acerca da função afim, tendo em conta os nexos conceituais do conhecimento algébrico: fluência, variável, campo de variação, dependência e proporcionalidade. A primeira situação, relacionada à fluência, visou proporcionar que os alunos compreendam que tudo se transforma, iniciando com a observação de fotografias e suas mudanças pessoais. A segunda, composta pelo jogo Pega Varetas, teve como objetivo proporcionar aos alunos a compreensão de variável, dos possíveis valores que cada variável pode assumir e da relação de dependência entre grandezas, introduzindo a noção intuitiva de função. Por fim, a terceira surgiu por meio de uma demanda real no contexto escola, associada à produção leiteira e destaca a relação entre a função afim e a proporcionalidade. Como resultado são evidenciados os elementos essenciais para a apropriação do conceito função afim: o modo coletivo de organização; a proximidade com o contexto histórico-social dos alunos; a necessidade que leva a um maior envolvimento dos alunos e o motivo de encontrar soluções.
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