Textos de divulgação científica: leitura, produção e divulgação de atividades didáticas no espaço do estágio supervisionado em física
Abstract
Pesquisadores em Educação em Ciências têm reconhecido a importância da leitura de Textos de
Divulgação Científica (TDC) na formação de sujeitos leitores e, suas potencialidades no processo
de ensino e aprendizagem de conteúdos científicos. Nesta direção, o presente trabalho está
estruturado no formato de três artigos científicos: Artigo 1 As leituras de Textos de Divulgação
Científica feitas por Licenciandas no Estágio Supervisionado em Física; Artigo 2 Leitura e
Argumentação: Potencialidades do Uso de Textos de Divulgação Científica em Aulas de Física do
Ensino Médio; Artigo 3 O Estudo das Ondas Sonoras por meio de uma Atividade Didática
envolvendo Leitura de um Texto de Divulgação Científica. Estes manuscritos contemplam a
pesquisa desenvolvida entre os anos de 2013 a 2015 no estágio profissional do curso de Física
Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria, em que duas licenciandas, sob a orientação
e supervisão da autora desta tese, desenvolveram atividades de ensino e de pesquisa envolvendo
TDC. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo pesquisa participante, sendo que, os
registros orais e escritos produzidos pelas licenciandas foram analisados à luz de referenciais
teóricos das áreas da Linguística e da Educação em Ciências. O estudo tem como objetivo
investigar as leituras de (dimensão do ensino) e sobre o uso de TDC (dimensão da pesquisa)
associados às estratégias de leitura, feitas pelas professoras em formação. Na dimensão do ensino,
as licenciandas produziram e implementaram atividades com distintos TDC associados à
estratégias de leitura em suas pré-regências e regências de estágio (Artigo 1). Constatou-se que
nos estágios de pré-regência as leituras de TDC feitas pelas licenciandas foram parafrásicas, sendo
a busca de informações o modo de leitura exercitado, e a função didática atribuída ao TDC ficou
restrita ao ensino de conteúdos de Física. No entanto, nas regências de estágio, as licenciandas
valorizaram as leituras polissêmicas, sendo o texto-pretexto o modo de leitura exercitado e o
discurso apropriado pelas licenciandas tendeu ao polêmico. No que tange à função didática
assumida pelos TDC nas regências, constatou-se que eles, além de serem utilizados para ensinar
Física, favoreceram o desenvolvimento de habilidades relacionadas às expressões oral e escrita
dos alunos, potencializaram a articulação entre o conteúdo de física e o cotidiano do aluno, e mais
do que isto, propiciaram que as licenciandas refletissem sobre os sentidos e finalidades do ensino
dos conteúdos de Física. No que se refere à dimensão da pesquisa, as licenciandas produziram
(em colaboração com as professoras orientadoras) artigos científicos (Artigos 1 e 2) que
abordaram as suas leituras sobre o uso de TDC vivenciadas a partir das atividades implementadas
nas regências em sala de aula. Nesses manuscritos, as autoras asseguram que as atividades com
TDC associadas às estratégias de leitura contribuem significativamente para o processo de ensino
e aprendizagem de conteúdos científicos e para a formação dos estudantes-leitores. Por fim,
destaca-se que as licenciandas avaliaram positivamente as práticas de leitura, escrita, ensino e
pesquisa com TDC desenvolvidas no estágio profissional em Física, ainda, elas destacaram que
tais práticas foram valiosas para suas formações pessoal e profissional.