• Repensando a formação continuada de professores alfabetizadores 

      Santos, Eliane Aparecida Galvão dos (2004)
      Este estudo teve por objetivo investigar quais concepções sobre a leitura e a escrita iniciais são construídas pelas professoras alfabetizadoras e como elas consolidam estes conhecimentos no seu diaa- dia em sala de ...
    • A estimulação psicomotora e a aprendizagem nas séries iniciais 

      Lorenzen Junior, Walter (2004-12-20)
      Ao realizarmos este trabalho buscamos informações sobre a prática da estimulação psicomotora, através das aulas de Educação Física em escolas da rede pública do município de Caçapava do Sul, RS, Brasil. Estas atividades ...
    • A escola como espaço inclusivo 

      Teixeira, Maria Algemira Veloso (2004-12-20)
      A presente pesquisa tem por objetivo analisar a escola como espaço inclusivo e a concepção do corpo docente sobre a inclusão. Este estudo tem como prática metodológica pesquisa descritiva, tendo como instrumento para a ...
    • O projeto político-pedagógico como variável da aprendizagem 

      Marques, Marileni Alverina Rosa (2004-12-20)
      Este trabalho tem por objetivo apresentar dados relevantes para a elaboração e execução do Projeto Político-Pedagógico como variável da aprendizagem. Instrumento este que tem sido, nos últimos anos, objeto de estudos e ...
    • Dificuldade de aprendizagem: ação da sala de recursos de aprendizagem 

      Morais, Maria Eni Moreira de (2004-12-20)
      Esta pesquisa tematiza a dificuldade de aprendizagem e os efeitos nela produzida a partir das atividades realizadas pela Sala de Recursos de Aprendizagem. É resultante da minha vontade de conhecer mais acerca de como a ...
    • Educação: discursos e práticas 

      Felix, Mariângela Fighera (2005)
      O trabalho apresenta um estudo sobre a prática pedagógica do professor e sua relação com o Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Patrício Dias Ferreira”. Partindo de um referencial ...
    • A humanização da infância: uma contribuição da literatura infantil 

      Donatto, Miriam Edite Canfield (2005-03)
      Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica que tem como tema norteador a humanização da infância através da literatura infantil, onde obras nos campos da História, Literatura, Psicologia e Psicopedagogia foram estudadas. ...
    • Dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita 

      Lara, Eleane Maria Teixeira de (2005-03)
      O presente trabalho aborda o tema Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e Escrita, propondo-se a análise de quais as causas dessas dificuldades e apontando as possíveis soluções para estes problemas. Este tema foi ...
    • Construção de lideranças a partir da formação política 

      Macedo, Maria Tereza Carneiro de (2005-03)
      Trata o presente trabalho monográfico do tema construção de lideranças a partir da formação política, no qual é feita uma retomada histórica, especialmente, a que se refere ao período dos anos da ditadura militar e ...
    • Educação ambiental: desenvolvendo o senso crítico e a cidadania 

      Luiz, Andréia Aparecida Santos (2005-03-14)
      O presente trabalho destaca a necessidade da Educação Ambiental nas escolas, enfatizando a importância de uma educação séria, que busca formar indivíduos, que compreendam a realidade e tenham capacidade para criticá-la, ...
    • O conhecimento popular sobre o papel curador das plantas e suas possibilidades para a educação e a escola 

      Silveira, Iris Maria Müller (2005-03-14)
      Este trabalho consiste em mostrar que as plantas têm uma íntima relação com a vida do planeta. Na infância ainda descobri o privilégio da amizade com as ervas. A saúde é uma dádiva preciosa ao alcance de todos e é preciso ...
    • Educação, meio ambiente e cidadania 

      Miletto, Milene Ferreira (2005-03-14)
      Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre Educação Ambiental, que analisa as práticas e as concepções de professores, alunos, diretora, pais e funcionários da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândida Medeiros, ...
    • As inteligências múltiplas na psicopedagogia 

      Pereira, Elisângela de Oliveira (2005-03-15)
      O homem é um ser social, racional e emocional, inacabado, criativo que constrói e reconstrói em mediação com o contexto sócio-cultural no qual esta inserida. Diante disso nos questionamos: como os psicopedagogos podem ...
    • Ressignificando as inteligências múltiplas na educação 

      Andrade, Rosemarí Oliveira de (2005-03-15)
      A presente pesquisa bibliográfica busca estudar a teoria das inteligências múltiplas e sua aplicabilidade na educação, comprovando que o seu conhecimento pode trazer significativas mudanças para nós educadores, educandos, ...
    • Contribuição da literatura infantil no trabalho com crianças da educação infantil 

      Machado, Elenir Bitencourt (2005-03-15)
      Partindo da necessidade de fazer com que as crianças da Educação Infantil tenham uma visão mais ampla de tudo que as rodeiam, e tornando-as mais observadoras e curiosas frente à realidade em que vivem e atuam, neste ...
    • O papel do lúdico na educação infantil 

      Silveira, Elisiane Oliveira (2005-03-15)
      O estudo e pesquisa, referentes ao tema proposto, realizei no ano de 2004 constituindo-se de uma pesquisa bibliográfica, embasada na literatura de autores como Piaget (1998), Vygotsky (1989), Dinello (1989 e 2004), entre ...
    • Ressignificando a auto-Imagem e/ou auto-estima e o autoconceito de crianças pré-escolar (educação infantil) 

      Rosa, Gícelda Maria Fernandes Jaime (2005-03-15)
      A presente pesquisa qualitativa busca desenvolver a importância da auto-imagem e /ou da auto-estima e do autoconceito das crianças que fazem parte da Pré-Escola (Educação Infantil). Em outras épocas, e durante muito tempo, ...
    • Reflexão na prática pedagógica: novas perspectivas de aprendizagem docente 

      Poglia, Patrícia Dalmaso (2005-03-16)
      A investigação objetiva apresentar algumas considerações sobre a profissionalidade do professor, sua formação e como sua prática pedagógica decorre em conseqüência dessa formação. A proposta do professor reflexivo é ...
    • Ludicidade e aprendizagem: ação para a alegria de aprender 

      Santos, Márcia Cilene Medeiros dos (2005-03-16)
      No presente estudo abordo a importância do lúdico no ensino fundamental uma vez que os jogos e brincadeiras são excelentes oportunidades de mediação entre o prazer e o conhecimento historicamente constituído. O tema ...
    • Um novo olhar sobre a educação inclusiva 

      Rossato, Miria Inês Pigatto (2005-03-16)
      O presente trabalho busca uma reflexão acerca da formação dos professores para trabalharem com a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Para a realização do estudo, foi constituído um referencial ...

      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.