Navegação Educação por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 46
-
Repensando a formação continuada de professores alfabetizadores
(2004)Este estudo teve por objetivo investigar quais concepções sobre a leitura e a escrita iniciais são construídas pelas professoras alfabetizadoras e como elas consolidam estes conhecimentos no seu diaa- dia em sala de ... -
A estimulação psicomotora e a aprendizagem nas séries iniciais
(2004-12-20)Ao realizarmos este trabalho buscamos informações sobre a prática da estimulação psicomotora, através das aulas de Educação Física em escolas da rede pública do município de Caçapava do Sul, RS, Brasil. Estas atividades ... -
A escola como espaço inclusivo
(2004-12-20)A presente pesquisa tem por objetivo analisar a escola como espaço inclusivo e a concepção do corpo docente sobre a inclusão. Este estudo tem como prática metodológica pesquisa descritiva, tendo como instrumento para a ... -
O projeto político-pedagógico como variável da aprendizagem
(2004-12-20)Este trabalho tem por objetivo apresentar dados relevantes para a elaboração e execução do Projeto Político-Pedagógico como variável da aprendizagem. Instrumento este que tem sido, nos últimos anos, objeto de estudos e ... -
Dificuldade de aprendizagem: ação da sala de recursos de aprendizagem
(2004-12-20)Esta pesquisa tematiza a dificuldade de aprendizagem e os efeitos nela produzida a partir das atividades realizadas pela Sala de Recursos de Aprendizagem. É resultante da minha vontade de conhecer mais acerca de como a ... -
Educação: discursos e práticas
(2005)O trabalho apresenta um estudo sobre a prática pedagógica do professor e sua relação com o Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Patrício Dias Ferreira”. Partindo de um referencial ... -
A humanização da infância: uma contribuição da literatura infantil
(2005-03)Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica que tem como tema norteador a humanização da infância através da literatura infantil, onde obras nos campos da História, Literatura, Psicologia e Psicopedagogia foram estudadas. ... -
Dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita
(2005-03)O presente trabalho aborda o tema Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e Escrita, propondo-se a análise de quais as causas dessas dificuldades e apontando as possíveis soluções para estes problemas. Este tema foi ... -
Construção de lideranças a partir da formação política
(2005-03)Trata o presente trabalho monográfico do tema construção de lideranças a partir da formação política, no qual é feita uma retomada histórica, especialmente, a que se refere ao período dos anos da ditadura militar e ... -
Educação ambiental: desenvolvendo o senso crítico e a cidadania
(2005-03-14)O presente trabalho destaca a necessidade da Educação Ambiental nas escolas, enfatizando a importância de uma educação séria, que busca formar indivíduos, que compreendam a realidade e tenham capacidade para criticá-la, ... -
O conhecimento popular sobre o papel curador das plantas e suas possibilidades para a educação e a escola
(2005-03-14)Este trabalho consiste em mostrar que as plantas têm uma íntima relação com a vida do planeta. Na infância ainda descobri o privilégio da amizade com as ervas. A saúde é uma dádiva preciosa ao alcance de todos e é preciso ... -
Educação, meio ambiente e cidadania
(2005-03-14)Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre Educação Ambiental, que analisa as práticas e as concepções de professores, alunos, diretora, pais e funcionários da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândida Medeiros, ... -
As inteligências múltiplas na psicopedagogia
(2005-03-15)O homem é um ser social, racional e emocional, inacabado, criativo que constrói e reconstrói em mediação com o contexto sócio-cultural no qual esta inserida. Diante disso nos questionamos: como os psicopedagogos podem ... -
Ressignificando as inteligências múltiplas na educação
(2005-03-15)A presente pesquisa bibliográfica busca estudar a teoria das inteligências múltiplas e sua aplicabilidade na educação, comprovando que o seu conhecimento pode trazer significativas mudanças para nós educadores, educandos, ... -
Contribuição da literatura infantil no trabalho com crianças da educação infantil
(2005-03-15)Partindo da necessidade de fazer com que as crianças da Educação Infantil tenham uma visão mais ampla de tudo que as rodeiam, e tornando-as mais observadoras e curiosas frente à realidade em que vivem e atuam, neste ... -
O papel do lúdico na educação infantil
(2005-03-15)O estudo e pesquisa, referentes ao tema proposto, realizei no ano de 2004 constituindo-se de uma pesquisa bibliográfica, embasada na literatura de autores como Piaget (1998), Vygotsky (1989), Dinello (1989 e 2004), entre ... -
Ressignificando a auto-Imagem e/ou auto-estima e o autoconceito de crianças pré-escolar (educação infantil)
(2005-03-15)A presente pesquisa qualitativa busca desenvolver a importância da auto-imagem e /ou da auto-estima e do autoconceito das crianças que fazem parte da Pré-Escola (Educação Infantil). Em outras épocas, e durante muito tempo, ... -
Reflexão na prática pedagógica: novas perspectivas de aprendizagem docente
(2005-03-16)A investigação objetiva apresentar algumas considerações sobre a profissionalidade do professor, sua formação e como sua prática pedagógica decorre em conseqüência dessa formação. A proposta do professor reflexivo é ... -
Ludicidade e aprendizagem: ação para a alegria de aprender
(2005-03-16)No presente estudo abordo a importância do lúdico no ensino fundamental uma vez que os jogos e brincadeiras são excelentes oportunidades de mediação entre o prazer e o conhecimento historicamente constituído. O tema ... -
Um novo olhar sobre a educação inclusiva
(2005-03-16)O presente trabalho busca uma reflexão acerca da formação dos professores para trabalharem com a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Para a realização do estudo, foi constituído um referencial ...