Seleção e utilização de livros didáticos de física em escolas de educação básica
Abstract
Buscamos, com essa pesquisa, compreender como o Programa Nacional do Livro Didático
incide no contexto de Escolas de Educação Básica e que implicações ele traz para o
trabalho docente desenvolvido nessas escolas. Para tanto, nos propusemos responder o
seguinte problema de pesquisa: De que formas operam os diferentes condicionantes para a
escolha e a utilização de Livros Didáticos na organização e no desenvolvimento de aulas de
Física? Considerando a natureza das informações coletadas para essa investigação,
classificamos nossa pesquisa como de natureza qualitativa. As fontes de informação
utilizadas foram de dois tipos: sujeitos (membros das equipes gestoras e professores de
Física em serviço em Escolas de Educação Básica) e espaços (encontros para escolha do
livro didático, no âmbito do PNLD, realizados em EEB). Os instrumentos utilizados para
coleta de informações nessas fontes foram questionários, entrevistas e observação. A
pesquisa envolveu 27 professores de Física de EEB, 15 membros de equipes gestoras de
EEB e 6 encontros para escolha de livros, realizados em EEB. Pelas análises realizadas,
podemos afirmar: Em termos de escolha dos livros, a execução do PNLD nas escolas tem
sido desencadeada muito mais a partir de ações desenvolvidas por editoras do que
propriamente a partir de orientações do FNDE e/ou da secretaria estadual de educação; A
tomada de decisão sobre os livros tem ocorrido mais em função de aspectos externos à
escola (sequência de assuntos estabelecida pelo exame vestibular PEIES) do que das
orientações e propostas presentes no Projeto Político-Pedagógico das escolas; As ações
desenvolvidas nas escolas, relativas à sua participação no PNLD, mobilizam, em geral,
todos os professores envolvidos mediante a realização de ao menos uma reunião, mas
essas ações restringem-se à escolha dos livros em cada área disciplinar, não havendo
discussões mais amplas acerca das finalidades esperadas para o ensino médio nas escolas
e do papel do livro didático para atingir tais finalidades; É bastante comum no processo de
escolha de livros a realização de encontros breves na sala de professores, durante o
intervalo das aulas, onde os professores trocam informações e tomam decisões acerca dos
livros didáticos; O Livro Didático não tem sido o único material didático utilizado pelos
professores na preparação das aulas de Física, ainda que os demais materiais sejam
utilizados nas aulas de Física com menor frequência e com uma finalidade complementar;
No desenvolvimento de suas aulas, os professores parecem ficar presos a uma forma de
ensinar Física que acaba determinando o modo de utilização do Livro Didático,
principalmente como fonte de exercícios a serem resolvidos pelos alunos. Concluímos,
portanto, que o livro não está contribuindo para alterar a prática dos professores de física
investigados (no sentido de trazer melhorias) e a própria escolha dos livros, realizada no
âmbito do PNLD, tem sido realizada de modo a se adequar à forma como o professor já
desenvolvia suas aulas.