Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 91-110 of 872
-
"Caminhando sobre o fio da navalha": um estudo sobre a antípoda violência x não-violência e seus entrelaçamentos com os conceitos de autoritarismo, autoridade e liberdade a partir de falas docentes
(2006-01-24)Este trabalho apresenta os estudos realizados sobre a antípoda Violência x Não-Violência e seus entrelaçamentos com os conceitos de autoritarismo, autoridade e liberdade a partir de falas docentes. Realizou-se uma pesquisa ... -
Caminhos da docência no Instituto Federal Farroupilha: da formação aos primeiros anos da carreira na educação profissional e tecnológica
(2014-01-31)Este estudo tem como tema caminhos da docência no instituto federal farroupilha: da formação aos primeiros anos da carreira na educação profissional e tecnológica, encontrando-se vinculado à Linha de Pesquisa: Formação, ... -
Caminhos da docência que se entrecruzam e se revelam no processo de formação continuada com os docentes do PROEJA FIC
(2013-07-26)A presente investigação configura-se num estudo com docentes em formação continuada que participam do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e ... -
Caminhos e descaminhos da prática pedagógica em educação física escolar: um estudo de caso com professores de uma escola pública de Santa Maria - RS
(2011-07-12)Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM) e teve como objetivo analisar quais são as possibilidades (caminhos) e as limitações (descaminhos) encontrados ... -
Canto coral em projetos sociais: trajetória de uma educadora em Santa Maria - RS
(2013-07-08)A presente dissertação de mestrado, intitulada Canto Coral em Projetos Sociais: trajetória de uma educadora em Santa Maria - RS, foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de ... -
O canto educativo das sereias: formação e pluralidade de perspectivas
(2007-04-13)O trabalho discute a relação unidade-pluralidade a partir da proposta formativa da educação. Ao visar um sujeito formador do mundo, a educação preserva em sua prática discursiva forte ligação com o pensamento transcendental. ... -
Caracterização da produção acadêmico-científica nacional sobre a temática transposição didática
(2020-11-10)Esta pesquisa é desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa e Extensão INOVAEDUC. O trabalho tem como foco a presença da temática Transposição Didática e a Teoria Antropológica do Didático na pesquisa acadêmico-científica. ... -
Caracterização das ações realizadas no âmbito de subprojetos Pibid/Capes de educação física no Rio Grande do Sul
(2015-08-24)A pesquisa aqui relatada teve como objetivo estabelecer possíveis relações das ações realizadas em Subprojetos PIBID/CAPES da área curricular de Educação Física (EF) no estado do Rio Grande do Sul (RS) com as desenvolvidas ... -
A cartografia digital das escolas rurais do campo como dispositivo na formação continuada de professores
(2019-07-31)Esta Dissertação, com o título A Cartografia Digital das Escolas Rurais do Campo como Dispositivo na Formação Continuada de Professores, tem como origem as investigações realizadas no Projeto de Pesquisa “Cartografias da ... -
Cartografias visuais de uma professora em trânsito: a cultura visual como disparadora para uma autobiografia docente
(2023-10-05)Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha Educação e Arte e ao Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura Visual e Educação (Mirarte). Assim, me propus ... -
Cidadania: o papel da disciplina de história na construção de cidadãos plenos a partir de um olhar histórico reflexivo
(2010-04-09)A proposta do presente trabalho é pesquisar sobre a constituição do conceito de cidadania, partindo do ideal grego, discorrendo sobre sua transformação ao longo da história. Para tal, encontrou-se subsídios nas configurações ... -
Ciências humanas: uma reflexão sobre abordagem cultural no PNAIC e suas implicações no currículo escolar
(2019-07-31)Esta dissertação de mestrado insere-se na linha de pesquisa LP2, denominada Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Apresenta como ... -
Cinegrafias de professoras: formação, autonomia e imaginário social
(2021-01-08)Esta dissertação de Mestrado em Educação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa 1 – Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria ... -
O cinema e a história de vida: representações de um estudante com altas habilidades/superdotação acerca da identidade resiliente
(2016-07-26)Esse estudo teve como foco de investigação a temática das altas habilidades/superdotação (AH/SD) utilizando, para tanto, como subsídios metodológicos a Fotografia e o Cinema, com seus recursos de imagem e de narrativas ... -
Cinema e educação: os professores, seus imaginários e suas relações com o audiovisual
(2015-06-12)Esta pesquisa intitulada Cinema e educação: os professores, seus imaginários e suas relações com o audiovisual está inserida na linha de pesquisa LP1 Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de ... -
Circunstâncias de aprendizagem no ensino da arte: o universo Stranger Things invade a escola
(2023-09-28)Esta investigação, realizada a partir das discussões no grupo de Pesquisa Mirarte, do Programa de Pós graduação em Educação, linha de Pesquisa Educação e Arte da Universidade Federal de Santa Maria, intenciona movimentar ... -
Círculos de contação de histórias infantis e os processos de auto/(trans)formação permanente das educadoras no ser/fazer pedagógico
(2014-07-22)Este relatório de pesquisa resulta em uma dissertação de Mestrado em Educação, desenvolvido na linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Têm-se como objetivo investigar quais as repercussões dos círculos ... -
Classe hospitalar: acessibilidade na estrutura e organização para o atendimento do público-alvo da educação especial
(2016-07-18)Esta pesquisa vinculou-se à Linha de Pesquisa em Educação Especial do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível ... -
Classes especiais: espaços pedagógicos especializados em tempos de inclusão escolar
(2016-10-27)A presente pesquisa teve como objetivo principal conhecer os fatores que contribuem para a permanência das classes especiais, em um atual contexto de políticas de inclusão escolar. Pretendeu-se conhecer também as características ... -
Clínica saúde e educação: estratégias de cuidado com usuários de drogas
(2017-12-19)Este trabalho tem como proposta apresentar alguns atravessamentos educacionais a partir de questões clínicas no âmbito do cuidado junto a usuários de álcool e outras drogas. Através de uma perspectiva clínica, pacientes, ...