Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 590-609 of 872
-
Palavras geradoras como tema para o design de estamparia para tapetes: um estudo com mulheres da Vila Cerrito
(2004-09-05)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa prática de ensino na sub-área Educação e Arte, deu-se pelo interesse em aprender e desenvolver práticas de ensino na educação de adultos em ambiente não-formal, contribuindo ... -
O papel dos monitores no contexto do TEA: uma análise nas escolas municipais da cidade de Santa Maria
(2023-12-20)O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a área social, de comunicação e comportamental, impactando nas relações sociais do indivíduo. Para o atendimento a esse ... -
A participação de escolas da rede escolar pública municipal de Santa Maria (RS) no Sistema de Avaliação da Educação Básica
(2014-05-13)Este texto relata uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/CE/UFSM), como parte das ações investigativas do Projeto de ... -
A participação na construção do currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento CTS
(2014-02-26)Repercussões educacionais do Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) têm crescido e se disseminado no contexto brasileiro, principalmente na área de educação em ciências. A gênese destas repercussões educacionais ... -
O patrimônio histórico da Vila Belga-SM/RS o design e a educação não-formal como possibilidades para uma cidade educadora: um estudo de caso
(2006-03-28)Este estudo insere-se na linha de pesquisa de "Educação e Artes" vinculada ao Programa de Pós- Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria - RS. O presente trabalho trata do estudo ... -
A pedagogia afetiva no contexto da docência em música: narrativas de professores
(2024-08-16)Esta pesquisa tematiza a Pedagogia Afetiva no contexto das práticas pedagógicas de professores de Música, bem como aproximações desta com os saberes da docência. Como objetivo geral, busca-se compreender as experiências ... -
Pedagogia do galpão: prática social como prática pedagógica
(2005-04-11)O presente projeto Pedagogia do Galpão Prática Social como Prática Pedagógica - tem como objetivo principal pensar a educação a partir dos processos e práticas sociais, para isso, ambientaliza suas problematizações junto ... -
Pedagogia universitária: o programa CICLUS e as significações imaginárias na formação continuada de professores universitários
(2011-06-09)Com um olhar direcionado para a temática da docência universitária e da formação do profissional que atua neste nível de ensino, esta pesquisa foi desenvolvida e apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ... -
Pedagogos em (trans) formação: do estágio supervisionado à fase inicial da carreira docente
(2014-04-22)Este estudo, realizado no contexto da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem como tema a transição do ... -
As percepções de acadêmicas formandas do curso de pedagogia sobre alfabetização e letramento nos anos iniciais
(2006-02-21)Este trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa intitulada Formação de Professores e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e centraliza suas atenções ... -
Percepções dos profissionais de uma instituição de acolhimento sobre a criança com comportamento de altas habilidades/superdotação
(2015-03-03)O tema das altas habilidades/superdotação perpassa os espaços de ensino de maneira significativa, tanto na identificação do público-alvo como também no trabalho e estímulo à diversidade de habilidades que um indivíduo pode ... -
As percepções dos tradutores intérpretes de libras face as suas atribuições profissionais no ensino superior
(2021-07-28)Este estudo está vinculado a Linha de Pesquisa da Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação. Teve como objetivo identificar as percepções dos Tradutores Intérpretes de Libras (TILSP) com relação ao exercício ... -
Percurso da noção de drogas: por uma problematização do proibicionismo
(2010-04-01)A presente dissertação de mestrado está inserida na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Teve como ... -
Perfil dos profissionais da rede de educação especial: descrição da formação e do conjunto de processos e práticas na educação superior
(2017-07-17)No cenário atual, em que muitas Instituições vem garantindo o acesso de estudantes com deficiência através de reserva de cotas, torna-se necessário investigar “quem” (no espaço e atuação que lhe é fornecido) e “como” ... -
Performance multidisciplinar nas ações de pesquisa, desenvolvimento e capacitação: produção de materiais didáticos hipermidiáticos no Moodle
(2014-03-20)Neste estudo, investigou-se a performance da Equipe Multidisciplinar da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), nas ações de pesquisa, desenvolvimento e capacitação para a ... -
Perspectivas de professores e estudantes em relação à utilização de textos de divulgação científica(TDC) em oficinas pedagógicas de genética
(2008-04-25)A maneira como os conteúdos de Biologia são trabalhados na escola, na maioria das vezes, limita-se ao simples cumprimento dos índices dos livros didáticos e o conhecimento é apresentado como acabado, absoluto e verdadeiro. ... -
Perspectivas para a formação docente diante do prisma da filosofia pósmetafísica de Habermas
(2009-11-17)A pesquisa consiste numa abordagem bibliográfica que visa ao exercício da hermenêutica crítica na teoria da ação comunicativa em Jürgen Habermas. A proposta de análise interpretativa pode reconstruir os pressupostos acerca ... -
Pesquisar andarilho: cintilâncias e transbordamentos de uma docência
(2014-03-28)Materializei nesta pesquisa um pensar sobre a docência que se produziu a partir de outros lugares que não somente o de uma atuação docente. Poesias, fotografias, lembranças, experimentações artísticas sendo uma delas ... -
A pessoa com altas habilidades/superdotação adulta: análises do processo de escolarização com elementos da contemporaneidade
(2009-12-03)Em consonância com as culturas, juntamente com os padrões de vida impulsionados pelo momento atual (GIDDENS, 1999), a sociedade vive um período de mudanças rápidas e com impactos na vida cotidiana, considerando que a ... -
A phronesis e os saberes docentes na práxis em educação infantil
(2022-07-14)Esta Dissertação, desenvolvida na Linha de Pesquisa “Docência, saberes e desenvolvimento profissional”, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Curso de Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria ...