Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 725-744 of 872
-
A qualidade da gestão educacional democrática a partir de um estudo comparado dos sistemas municipais de ensino da região AMCENTRO/RS
(2021-03-25)Este trabalho contextualiza-se no âmbito das discussões sobre os Sistemas Municipais de Ensino da Região Central do Estado do Rio Grande do Sul (AMCENTRO/RS), Brasil. É uma pesquisa de mestrado em Educação produzida no ... -
Quando em dois somos muitos: histórias de vida dialogadas e a atuação do professor de música na educação básica
(2016-07-29)Esta dissertação é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo compreender como a formação musical de um professor de música incide em suas práticas docentes na educação básica. Tal pesquisa foi delineada ... -
Quando um professor se faz histórias: o professor Eugênio Schneider e narrativas (auto) biográficas de um legado de ensino de música em Santa Maria - RS
(2017-12-21)A presente proposta, vinculada à linha de pesquisa em Educação e Artes-LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, objetiva compreender como a metodologia de ensino do professor ... -
O que as crianças da pré-escola revelam acerca das práticas pedagógicas que experienciam no contexto de uma escola de educação infantil
(2017-01-04)Considerando o contexto atual das Políticas Nacionais para a Educação e, mais especificamente, as que têm suscitado maior visibilidade à Educação Infantil, como a Lei nº 12.796 de 2013, que altera a Lei 9.394 de 1996, que ... -
O que duas professoras que atuaram no ensino rural têm para nos contar? Lembranças de vida, histórias sobre alfabetização e trajetórias pessoais e profissionais
(2010-03-05)Este trabalho é uma pesquisa que compôs esta Dissertação de Mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e que buscou uma aproximação com as histórias de ... -
O que incomoda do masculino? O professor de infâncias e as maquinarias discursivas de gênero-norma
(2023-12-14)Esta dissertação versa sobre os lugares e não-lugares do masculino na escola e na sociedade, considerando discursos de masculinidade e do modo como somos capazes de operar um sistema de sexo/gênero. Isto posto, nos ... -
O que pode a escola? Um olhar sobre práticas inclusivas e vidas vulnerabilizadas
(2022-12-19)Esta pesquisa de Mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Linha de Pesquisa LP3 – Inclusão, Educação Especial e Diferença, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), constitui-se como ... -
Quem escondeu o ritmo oculto? Um estudo de caso comparado entre o ritmo escolar no Brasil e França
(2018-08-07)O estudo desenvolvido versou sobre o termo Ritmo Escolar, entendendo este como um componente curricular que trata do funcionamento temporal Formal, Real e Oculto da escola. O objetivo foi de, a partir de um Estudo de Caso ... -
“Quem vai? Quem fica? E o que vamos fazer lá?” Interlocuções sobre a educação infantil e o programa proinfância em um município da região central do RS
(2014-07-11)A dissertação desenvolvida no Curso de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria/RS, na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, tem sua centralidade na ... -
Questionando o papel dos especialistas em educação frente à democratização da gestão
(2006-07-28)Neste trabalho, o autor investiga, dentro da área da gestão escolar, os especialistas técnicos que integram a equipe diretiva da escola (administrador escolar, supervisor e orientador educacional), funções estas que foram ... -
A química na EJA: ciência e ideologia
(2007-05-28)O cenário contemporâneo de desemprego massivo e de intensificação da precarização do trabalho tem levado para o interior dos cursos de Educação de Jovens e Adultos o imaginário de que a escolarização média é fundamental ... -
O (re) conhecimento da vontade de potência dos educadores pela narração de suas histórias de vida
(2005-03-23)Este trabalho apresenta uma metodologia de análise da vontade de potência de educadores mediante a narração de suas histórias de vida. Para tanto, foram entrevistados três educadores com larga experiência docente, deixando-os ... -
A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de caso
(2014-03-24)Este estudo teve como objetivo analisar a formação continuada dos professores de Educação Física de uma escola de Santa Maria (RS), identificando os saberes docentes por eles (re)construídos na sua prática pedagógica. ... -
A realidade do professor substituto nas universidades da região sul do Brasil: contribuições para a qualidade do trabalho docente
(2010-04-01)Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa 1: Formação, saberes e desenvolvimento profissional do Programa da Pós-graduação em Educação da UFSM. O trabalho apresentado teve como propósito principal conhecer a realidade do ... -
Recepção e acolhimento de estudantes beneficiários do programa de ações afirmativas (inclusão social e racial) na Universidade Federal de Santa Maria-RS
(2019-07-25)A presente Dissertação tem como problema norteador da pesquisa a seguinte problemática: Em que medida a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está preparada para receber e acolher os estudantes originários dessas ... -
Recompondo a composição: narrativa (auto)biográfica sobre metodologias utilizadas nas aulas de composição oferecidas na banda de música da ala 4
(2022-02-18)Vinculada à linha de pesquisa Educação e Artes e ao grupo de pesquisa do NarraMus, este estudo investigou o processo de composição e arranjo com os participantes do grupo de estudos em composição e arranjo musical oferecido ... -
Rede de atendimento na interface das políticas sociais básicas para as famílias na Vila Sul em Caçapava do Sul, RS
(2019-01-31)Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. A questão de pesquisa foi: “de que maneira as famílias ... -
Reescrevendo novos horizontes e possibilidades para a educação infantil a partir do amar e brincar
(2020-07-07)O estudo e percepções que se apresenta está vinculado à linha de pesquisa, Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria –(UFSM), cujo objetivo principal é o de investigar a ... -
A reforma do ensino médio: (des)caminhos da educação brasileira educação
(2021-07-29)Este trabalho teve como objeto de estudo a “nova” reforma do ensino médio, examinando o contexto de desenvolvimento da proposta, assim como seu conteúdo político-pedagógico. Como metodologia foram adotados os fundamentos ... -
O regime de progressão continuada e as implicações na organização escolar em escolas da Rede Estadual de Ensino do município de Santa Maria/RS
(2006-08-31)O presente estudo teve por objetivo analisar o regime de progressão continuada (RPC), identificando e compreendendo suas implicações na organização escolar a partir de falas de professores. Esta política educacional foi ...