Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por título
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O jovem como multiplicador das boas práticas agrícolas no município de Agudo, RS, Brasil
(2011-02-25)A exposição humana aos agrotóxicos se constitui em um grave problema de saúde pública, principalmente nos países em desenvolvimento. O trabalhador rural e sua família estão expostos a diversas situações de risco à saúde ... -
Leitura e interpretação: desenvolvendo autonomia no aprendizado de química
(2015-08-28)Nesta dissertação, apresentamos uma metodologia desenvolvida com estudantes da 3ª série do Ensino Médio, por meio da qual procuramos desenvolver as habilidades de leitura e interpretação no Ensino de Química. Para tal, ... -
O lixo eletrônico como possibilidade para o ensino de química na formação de professores
(2014-04-24)O lixo eletrônico é um dos grandes problemas do século XXI, tanto pelo aumento da quantidade em que está sendo gerado, quanto por sua variada composição química e pela toxicidade de algumas substâncias presentes no mesmo. ... -
Matéria e radiação: articulação entre física e saúde na perspectiva de uma prática docente reflexiva
(2012-02-28)Segundo os PCN a Saúde é um tema transversal, isto é, deve permear todas as disciplinas do currículo, nesse caso os profesores da disciplina de Física também devem fazer o possível para inserir a Educação em Saúde em suas ... -
Memórias e percepções de alunos da graduação sobre o uso de recursos da internet para aprendizagem
(2020-03-06)Este trabalho teve como objetivos investigar recordações sobre experiências relacionadas ao uso de recursos da internet durante o Ensino Médio e percepções sobre a utilização desses recursos na aprendizagem no início do ... -
Metodologia de Scaffolding para resolução de problemas de física no contexto de Educational Design Research
(2023-08-30)Este trabalho tem como foco o estudo da competência de Resolução de Problemas (RP) no contexto da área de Física, utilizando a metodologia de Scaffolding. Para alcançar esse objetivo, adotamos a abordagem metodológica ... -
Modalidades didáticas utilizadas por licenciandos do curso de ciências biológicas no estágio curricular e no programa residência pedagógica na Universidade Federal do Pampa – Unipampa: um estudo documental
(2023-04-25)Esta dissertação investiga a formação inicial de professores de Ciências e Biologia no que diz respeito aos estágios supervisionados e ao Programa Residência Pedagógica (PRP) desenvolvidos no curso de Ciências ... -
Movimento STEM no ambiente escolar: perspectivas para o ensino médio do Rio Grande do Sul
(2023-07-31)Esta dissertação apresenta uma análise sobre o movimento STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) no ambiente escolar, com ênfase nas perspectivas para o ensino médio do estado do Rio Grande do Sul (RS). Para ... -
Um olhar sobre a interdisciplinaridade nas licenciaturas em educação do campo, nas ciências da natureza, no Rio Grande do Sul
(2018-11-30)A presente pesquisa tem como foco um olhar sobre uma das especificidades da Educação do Campo, que é a interdisciplinaridade, nas Licenciaturas em Educação do Campo, nas Ciências da Natureza, no estado do Rio Grande do ... -
Panorama da STEM Literacy nas pesquisas de Educação STEM
(2022-03-14)A Educação STEM ao longo dos últimos 20 anos tem conquistado espaço nos ambientes escolares por todo o mundo, devido a importância que as áreas que compõem seu acrônimo, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, têm ... -
Percepções sobre a matriz curricular do ENEM para a disciplina de biologia nas escolas de Santa Maria
(2011-08-19)Os currículos escolares das disciplinas científicas têm sido um dos temas discutidos nas diferentes esferas ligadas ao sistema educacional, como também objeto de pesquisas acadêmicas. No Brasil, os currículos têm sua base ... -
O perfil dos estudantes das escolas gaúchas frente ao conceito de sustentabilidade: uma análise a partir do interesse e o posicionamento ambiental
(2023-08-28)A temática ambiental no Brasil, é reconhecida por sua diversidade conceitual amplamente discutida por estudiosos da área, suas variações são recorrentes na sociedade e denotam fusão de termos utilizados para promover o ... -
O pinhão como foco de uma sequência de ensino investigativa em ciências para os anos iniciais do ensino fundamental
(2023-04-27)As Ciências da Natureza fazem parte do dia a dia dos alunos, ou seja, da sua realidade. Relacionar os eventos cotidianos com os conteúdos a serem trabalhados, possibilita o desenvolvimento de aprendizagens significativas, ... -
A polinização e as abelhas: uma sequência didática para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
(2023-11-30)EnsinarCiências para as crianças é possibilitar que elas explorem o meio em que vivem. Por esse viés, o ambiente escolar deve ser estimulante e possibilitar essa interação, devendo estar respaldado em uma proposta de ... -
Poluição como temática para construção do conhecimento químico de reações redox sob uma perspectiva CTSA
(2016-01-08)Na busca de um ensino de química diferenciado, com significado para vida social e produtiva de jovens estudantes do nível médio, a presente pesquisa investiga como a temática Poluição pode favorecer a construção do ... -
As potencialidades do uso de textos de divulgação científica no ensino de química na percepção de professores em formação inicial
(2021-02-19)Devido a importância de serem discutidos instrumentos, metodologias/estratégias didáticas diferenciadas, na formação inicial de professores, para o desenvolvimento profissional desse futuro docente e para qualificar sua ... -
Prática como componente curricular – definições legais e sua expressão na formação inicial do professor de ciências e biologia
(2017-03-29)Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, do Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e vinculada ao ... -
Práticas educativas no ensino de ciências no Bosque Municipal Jary Antônio Linck – Tenente Portela/RS
(2023-03-31)As áreas verdes existentes nos espaços urbanos tornam-se cada vez mais limitadas, há que se aproveitar estes ambientes para o desenvolvimento de práticas educativas nestes espaços não formais de ensino. A presente pesquisa ... -
Pressupostos freireanos na formação inicial de pedagogas e pedagogos: um olhar para três instituições do Rio Grande do Sul
(2021-03-31)Esta pesquisa justifica-se pela carência de estudos balizados na perspectiva freireana, no contexto dos anos iniciais, pela área de Educação em Ciências e pela necessidade de uma educação libertadora, em todos os níveis ... -
O processo da quadrangulação: uma nova perspectiva metodológica no ensino de ciências
(2020-02-27)A utilização de modelos didáticos no Ensino de Ciências pode colaborar com a representação dos conhecimentos químicos, aproximar os estudantes do conteúdo desenvolvido na sala de aula e qualificar os processos de aprendizagem ...