Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 160
-
Panorama da STEM Literacy nas pesquisas de Educação STEM
(2022-03-14)A Educação STEM ao longo dos últimos 20 anos tem conquistado espaço nos ambientes escolares por todo o mundo, devido a importância que as áreas que compõem seu acrônimo, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, têm ... -
Comunidades de prática no espaço escolar: possibilidades para o exercício e qualificação docente
(2022-02-24)Dentre as características que definem os ambientes educacionais - desde as formações profissionais até a atuação docente na Educação Básica - está a predisposição ao trabalho coletivo. Neste viés, são estudadas as Comunidades ... -
O ensino de química em um curso técnico integrado: potencialidades para a docência
(2022-02-17)O ensino da química possibilita uma vasta contextualização com a realidade dos educandos, sendo que no ensino médio técnico integrado, essa possibilidade é maior, uma vez que se pode articular com temáticas relacionadas ... -
Memórias e percepções de alunos da graduação sobre o uso de recursos da internet para aprendizagem
(2020-03-06)Este trabalho teve como objetivos investigar recordações sobre experiências relacionadas ao uso de recursos da internet durante o Ensino Médio e percepções sobre a utilização desses recursos na aprendizagem no início do ... -
Proposta de atividades didáticas para a formação docente inicial e continuada com o enfoque em aspectos da aprendizagem baseada em problemas
(2021-12-17)Na contemporaneidade, o ensino ainda é desenvolvido de forma tradicional, descritivo, livresco e com ênfase na memorização de conceitos, o que resulta em conteúdos descontextualizados e sem vinculação com questões sociais, ... -
Os itinerários formativos no ensino médio: um estudo no município de Santa Maria/RS
(2021-08-20)A reforma do Novo Ensino Médio originou-se em meio a diversas mudanças no contexto político brasileiro e foi homologada sem muitas discussões com a sociedade ou com os profissionais da educação a Lei 13.415/17. O Novo ... -
Investigação de conteúdo imagético: o que revelam as imagens de célula na internet?
(2020-02-28)Com a atual explosão tecnológica muitos recursos didáticos têm sido empregados nas aulas de ciências e biologia, o que antes era pesquisado em livros e enciclopédias, hoje está disponível on-line, facilitando a busca e ... -
As potencialidades do uso de textos de divulgação científica no ensino de química na percepção de professores em formação inicial
(2021-02-19)Devido a importância de serem discutidos instrumentos, metodologias/estratégias didáticas diferenciadas, na formação inicial de professores, para o desenvolvimento profissional desse futuro docente e para qualificar sua ... -
Base nacional comum curricular e o processo de construção do documento orientador curricular de Santa Maria/RS: da prescrição à indução de políticas educacionais
(2021-05-11)Há décadas, discussões sobre um currículo comum têm sido foco das Políticas Públicas brasileiras. A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) configura um processo de homogeneização do ensino e vem ganhando ... -
Pressupostos freireanos na formação inicial de pedagogas e pedagogos: um olhar para três instituições do Rio Grande do Sul
(2021-03-31)Esta pesquisa justifica-se pela carência de estudos balizados na perspectiva freireana, no contexto dos anos iniciais, pela área de Educação em Ciências e pela necessidade de uma educação libertadora, em todos os níveis ... -
Articulação entre as alfabetizações científica, midiática e informacional com a temática imunidade
(2021-08-25)O estudo desenvolvido nesta dissertação tem como foco principal investigar as relações entre as alfabetizações midiática e informacional com a científica, na perspectiva do contexto e melhoria do ensino de Ciências. A ... -
Utilizando o cinema como ferramenta didática no ensino de ciências naturais
(2020-02-28)O ensino de Ciências Naturais (Biologia, Química e Física) é circundado por um universo de fórmulas, conceitos, estruturas, reações, elementos, equações que, ao adentrar o ambiente escolar, muitas vezes, geram dificuldades ... -
Clássicos da literatura infantil sob o olhar do ensino de ciências: uma proposta para os anos iniciais
(2021-08-20)A alfabetização científica nos anos iniciais é de extrema importância, uma vez que ela auxilia o aluno a compreender melhor o mundo em que está inserido. Um possível meio de sua inserção nos anos iniciais está na literatura ... -
O educar pela pesquisa como proposta didática nas aulas de educação física do ensino médio integrado
(2021-03-18)A Educação Física na escola muitas vezes limita-se a apenas repetir gestos motores impostos pelo professor e a considerar o estudante um simples agente passivo do conhecimento, quando deveria permitir sua passagem para ... -
Proposta de uma sequência didática sobre óleos essenciais para o ensino de química na modalidade EJA
(2021-05-05)O foco deste trabalho é construir uma sequência didática utilizando atividades experimentais, com o tema “óleos essenciais”, para verificação da aprendizagem dos conteúdos de Química por estudantes da modalidade EJA (Educação ... -
O ensino de ciências na educação infantil: as percepções dos docentes frente ao ensino de ciências e suas possíveis implicações na formação dos estudantes
(2020-02-28)Entender os pressupostos relacionados ao desenvolvimento do pensamento científico na formação dos indivíduos é uma prerrogativa fundamental para compreensão dos processos educacionais subsequentes. Dessa forma, voltamos ... -
Um estudo sobre as olimpíadas brasileiras de física
(2020-02-20)O objetivo geral deste trabalho foi mapear e analisar o desempenho dos estudantes participantes da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) na resolução dos desafios propostos, com base no enfoque de conteúdo de cada questão. ... -
O processo da quadrangulação: uma nova perspectiva metodológica no ensino de ciências
(2020-02-27)A utilização de modelos didáticos no Ensino de Ciências pode colaborar com a representação dos conhecimentos químicos, aproximar os estudantes do conteúdo desenvolvido na sala de aula e qualificar os processos de aprendizagem ... -
Interface ensino, pesquisa e extensão: análise de uma abordagem para atividades de visitação a um espaço não formal de ensino
(2020-03-02)Ensino, pesquisa e extensão são considerados os três pilares das universidades brasileiras, desempenhando juntos um papel de suma importância no desenvolvimento acadêmico e social. Essa pesquisa propôs e avaliou um tipo ... -
A promoção da saúde nos livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano
(2013-03-08)Não foi possível inserir o resumo.