Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por título
Itens para a visualização no momento 98-117 of 136
-
A paleontologia e a sala de aula: o contexto local como elo na formação de professores
(2023-11-30)A Paleontologia é uma ciência que auxilia o ser humano na compreensão da origem da vida e sua evolução, através dos fósseis, os quais possibilitam o estudo das diferentes formas de vida pré-existentes. Para que tal situação ... -
Panorama reflexivo da contextualização da química no ensino médio: nas escolas estaduais e particulares de Santa Maria/RS
(2014-08-06)Este estudo visou obter um panorama da contextualização da química no ensino médio das escolas estaduais e particulares de Santa Maria/RS. Este trabalho apresenta perspectivas da pesquisa quantitativa e qualitativa, e ... -
Percepções de alunos e professores da rede pública municipal de ensino fundamental de Uruguaiana acerca da educação sexual na escola
(2011-02-15)A temática da sexualidade exige coragem e um bom grau de conhecimento técnico para abordar este tema delicado em sala de aula. O tema orientação sexual faz parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais como conteúdo transversal ... -
O PIBID como política articuladora na construção de currículos críticos: o trabalho desenvolvido no Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul
(2017-09-04)O currículo no Ensino de Ciências, muitas vezes, ainda é disciplinar e fragmentado, não gerando problematização e diálogo. Essa visão já vem sendo discutida criticamente por diversos autores que defendem a implementação ... -
Planejamento didático na formação inicial de professores de ciências com a metodologia ativa revisão por pares
(2022-10-07)Este estudo vem ao encontro às necessidades de formação inicial de professores quanto às implicações das práticas de ensino e aprendizagem interdisciplinares e contextualizadas, com a utilização de metodologias ativas. ... -
As plantas de importância médica na prespectiva dos três momentos pedagógicos: desafios e potencialidades para o ensino de ciências
(2018-02-28)O ensino de ciências vem enfrentando diversos problemas em relação ao processo de ensino e aprendizagem, onde a busca por alternativas didático-pedagógicas se veste de importância. Diante deste contexto, a presente tese ... -
A política de Accountability na educação básica e os efeitos da avaliação externa no ensino e na gestão escolar: um estudo no município de Santa Maria/RS
(2019-06-17)As políticas neoliberais têm sido caracterizadas pela promoção de mecanismos de mercado no Estado, promovendo privatizações e competições entre serviços e empresas baseadas em princípios gestacionais preocupados com as ... -
Por uma “ciência com consciência”: interfaces da educação ambiental e do ensino de ciências nos contextos docente, discente e do material didático
(2017-12-18)A Educação Ambiental (EA) é considerada uma linha unificadora para o desenvolvimento sustentável, e assim como esse campo do conhecimento, o Ensino de Ciências deveria ser construído sob uma perspectiva ambiental em seus ... -
O potencial da experimentação no desenvolvimento de habilidades cognitivas e na qualificação do ensino sobre microrganismos na educação básica
(2017-01-31)Em uma sociedade, onde as pesquisas científicas avançam vertiginosamente, é iminente que o cidadão desenvolva diferentes habilidades cognitivas para que possa entender e utilizar o conhecimento disponível. Com a microbiologia ... -
As potencialidades do ensino de entomologia através do uso de metodologias ativas no ensino fundamental
(2021-10-15)A presente tese de doutorado investiga se o uso das Metodologias Ativas pode promover o aprofundamento de conceitos científicos importantes no Ensino Fundamental através da temática entomologia. Este estudo é apresentado ... -
A prática como componente curricular em cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Química
(2022-08-30)A Prática como componente curricular (PCC) é um componente introduzido na carga horária dos cursos de formação de professores com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) em 2002 com o intuito de promover a articulação ... -
Prática profissional integrada ao ensino médio integrado do IFFar: balanços e perspectivas
(2022-08-31)O ensino médio integrado busca superar a dualidade educacional e a fragmentação curricular, por meio da fusão da educação profissional com o ensino propedêutico, num só curso e com matrícula única, ofertado pelos Institutos ... -
A preferência dos jovens brasileiros pela disciplina ciências: interesse absoluto x interesse relativo
(2022-03-22)As pesquisas em ensino de ciências têm demonstrado um crescente desinteresse dos jovens pelas disciplinas científicas ao longo da escolarização. Além disso, o interesse por seguir carreiras ou prosseguir estudos acadêmicos ... -
O processo de experimentação promovendo aprendizagens e competências científicas
(2012-08-31)A experimentação tem sido uma prática pouco e inadequadamente explorada no espaço escolar assumindo funções de demonstração e verificação, predominantemente centradas no resultado final. Propomos, então, focalizar o seu ... -
Processos avaliativos reflexivos integrados a tarefas contínuas no âmbito do ensino superior em física
(2018-01-08)Neste trabalho, desenvolvemos uma sequência de atividades didáticas que visa propiciar um ritmo de estudos constante para uma disciplina de Física no contexto do ensino superior, que foi concebido em uma etapa de pesquisa ... -
Processos de formação continuada de educadores para os anos iniciais na área de ciências da natureza: um panorama investigativo-reflexivo
(2023-07-19)Em Educação em Ciências, a temática da formação de professores há anos se configura como uma das mais presentes em produções acadêmicas, uma vez que o desenvolvimento com qualidade desse processo, inicial ou continuado, ... -
Produtividade em pesquisa do CNPQ nas ciências químicas e geociências: perfil dos pesquisadores e critérios de julgamento
(2016-01-28)A bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) é uma das modalidades de bolsa do CNPq mais cobiçadas pelos pesquisadores, pois o título confere um impacto positivo à vida acadêmica do pesquisador e da instituição a que está ... -
O programa de educação tutorial no ensino médio: construção e aplicação de uma proposta de integração entre educação básica e ensino superior
(2022-01-14)O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa do governo federal já consolidado destinado à estudantes de graduação que proporciona vivências importantes para a trajetória acadêmica de seus integrantes. Este trabalho ... -
Uma proposta de formação continuada de professores com a temática ambiental por meio de oficinas temáticas
(2019-12-17)Considerando a relevância da temática relacionada com a Educação Ambiental no contexto escolar, esse estudo objetiva avaliar a contribuição de oficinas temáticas enquanto estratégia para a formação continuada de professores. ... -
Uma proposta para o ensino de física nuclear
(2017-10-20)O presente trabalho trata da apresentação de defesa de Doutorado, em que abordamos uma proposta para a componente curricular Física Nuclear (FN) dos Cursos de Física da UFSM, a partir da reestruturação da disciplina Física ...