Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 1-20 of 227
-
O uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino aprendizagem do aluno com deficiência auditiva
(2010-12-20)Não foi possível inserir o resumo -
Educação infantil - espaço de interações lúdicas e inclusão
(2010-12-20)Abordar a Educação Inclusiva na Educação Infantil pressupõe uma reflexão acerca da compreensão das diferenças individuais na diversidade humana. Podemos dizer que a relação do indivíduo com o mundo está sempre mediada ... -
Autismo um jeito diferente de ser
(2010-12-20)Em conseqüência das políticas públicas sobre Direitos Humanos e das propostas de Educação Inclusiva na última década têm-se acentuado os estudos e o desenvolvimento de práticas e oportunidades educacionais para pessoas ... -
A importância da família no processo de inclusão educacional e social
(2010-11)Esta pesquisa consiste em um estudo qualitativo que teve com o objetivo conhecer as concepções e sentimentos das famílias de alunos com necessidades especiais sobre o processo de educação inclusiva. No referencial teórico ... -
Desafio docente na inclusão do deficiente mental em sala de aula: para utilização de uma abordagem diferenciada
(2007-12-01)Nas últimas décadas, o debate acerca da inclusão das pessoas com deficiência nos espaços escolares tem se potencializado, em parte por força de legislação normatizadora, e em grande medida pelo anseio de familiares e ... -
Teoria de vygotsky: comtemplando as especificidades pedagógicas do aluno com déficit cognitivo
(2010-12-20)Este trabalho parte da problemática “como a teoria sócio-histórica de Vygotsky pode contribuir para atender as especificidades pedagógicas do aluno com déficit cognitivo, na perspectiva da educação inclusiva?” Buscando ... -
Surdez: discussão do espaço escolar
(2010-12-20)Esse trabalho aborda a surdez no espaço escolar, teve como objetivo geral conhecer como as estruturas de ensino das escolas inclusivas atendem os alunos surdos. Por meio de método qualitativo exploratório, foi aplicada uma ... -
A inclusão dos alunos numa escola municipal de Divinolândia de Minas
(2010-12-16)O presente artigo monográfico tem como objetivo discutir a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular de uma escola do município de Divinolândia, e analisar sobre o papel da Educação Especial como sistema de ... -
Déficit cognitivo e práticas pedagógicas na alfabetização
(2010-12-20)Desde os primórdios da História sempre existiram indivíduos com Déficit Cognitivo, os quais necessitavam de atendimento educacional especializado, no entanto por não haver, até meados do século XX, estudos aprofundados ... -
Mudanças nas práticas educativas dos professores para a inclusão de alunos surdos na escola regular
(2010-12-20)A presente investigação teve como objetivo verificar quais são os desafios e as mudanças necessárias nas práticas educativas dos professores, da escola regular, para que seja possível pensarmos em um processo de inclusão, ... -
A importância da literatura infanto-juvenil nas práticas em sala de aula com alunos com déficit cognitivo
(2010-12-15)Este trabalho tem como objetivo mostrar a literatura infantil como fonte de enriquecimento, aprendizagem e de inclusão das pessoas com necessidades especiais. Sabe-se que há uma influência exercida pelo meio social sobre ... -
A formação docente no contexto da educação inclusiva
(2010-12-20)O presente artigo buscará analisar o processo de inclusão na sociedade atual, salientando a necessidade se trazer reflexões referentes às pessoas com deficiência, percebendo como as mesmas estão na constante busca pelo ... -
Inclusão de pessoas com deficiencia auditiva no ensino regular
(2010-12-20)O presente trabalho procura mostrar os preceitos, fundamentos e características essenciais da Educação Inclusiva, em especial a relação estabelecida atualmente na Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, em Januária, ... -
Ensino-aprendizagem do aluno surdo no ensino fundamental
(2010-11-22)A inclusão escolar a cada dia ganha mais força, novos estudos, novas pesquisas são feitas mostrando que a educação especial é viável e a inclusão escolar uma realidade. O respeito pelas diferenças é o primordial para o ... -
O desenvolvimento da aprendizagem de aluno com paralisia cerebral na APAE de Conselheiro Lafaiete - MG
(2010-06-17)Este artigo apresenta uma abordagem sobre o desenvolvimento de aluno com Paralisia Cerebral a partir do atendimento realizado em uma instituição APAE, da cidade de Conselheiro Lafaiete-MG, que atende indivíduos com ... -
Práticas pedagógicas envolvendo alunos com déficit de atenção e o papel do professor enquanto mediador do processo
(2010-12-20)Este artigo tem por finalidade refletir sobre a importância da prática pedagógica inclusiva de alunos com déficit cognitivo em salas de aula do ensino regular e organiza-se em torno de uma pesquisa bibliográfica e ... -
O uso de tecnologias no processo de construção do conhecimento de alunos deficientes visuais e outras deficiências associadas
(2010-12-20)O presente trabalho aborda a possibilidade da utilização de tecnologias no processo de construção do conhecimento de alunos deficientes visuais e outras deficiências associadas, baseando-se na utilização de vídeos ... -
A inclusão de alunos surdos em salas comuns: um estudo de caso do município de Feira de Santana
(2010-12-20)As políticas públicas têm instituído a proposta de inclusão no sistema regular. Diante dessa realidade, o objetivo deste trabalho é discutir como vem se constituindo a abordagem de educação bilíngue para surdos a partir ... -
Déficit cognitivo na educação infantil: (RE)significando a escola
(2010-12-20)Este trabalho parte de uma experiência pessoal e focaliza-se sob a luz do debate sobre a inclusão das pessoas com necessidades educativas especiais na rede regular de ensino. Nele, analisa-se o déficit intelectual e ... -
Práticas educativas para a construção de uma escola inclusiva
(2010-12-20)Este artigo tem, como objetivo principal discutir e analisar as práticas educativas adotadas atualmente no sentido de tornar as escolas inclusivas e capacitadas para receberem alunos com necessidades especiais. Busca-se ...