Navegação por área do CNPQ "700800000006"
Itens para a visualização no momento 1381-1400 of 4147
-
A gestão educacional democrática no planejamento da escola
(2015-11-28)O planejamento é um processo complexo que visa à organização das atividades e ações, sistematizando-as de forma a alcançar determinados objetivos, que devem ser estipulados e articulados conforme o contexto social e político. ... -
A formação continuada dos professores do ciclo de alfabetização do PNAIC em Santa Maria/RS: concepções e vivências
(2014-11-28)Esta pesquisa integra uma análise que tem como tema de estudo a formação continuada de professores alfabetizadores através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Dos vinte e três professores participantes ... -
A auto(trans) formação permanente do ser-professora na educação infantil: desafios e possibilidades
(2019-08-30)Esta pesquisa de dissertação está inserida na Linha de Pesquisa 2: Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional-UFSM. Com a pesquisa, objetiva-se [re]significar ... -
Reflexos e perspectivas da implantação do programa escola empreendedora na rede municipal de ensino do município de Santa Clara do Sul
(2016-08-26)O programa Escola Empreendedora, sem dúvida alguma, sacudiu o sistema de ensino tradicional e seriado, no município de Santa Clara do Sul, provocando mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem. Principalmente, ... -
As formadoras de professoras do PNAIC/UFSM: memórias e histórias de formação continuada
(2022-07-22)Na presente Tese, “As formadoras de professoras do PNAIC/UFSM: memórias e histórias de formação continuada”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Doutorado, do Centro de Educação (CE), da Universidade ... -
Metodologia para o Ensino da Língua Portuguesa II
(2021)Esta disciplina tem como objetivo “conhecer as políticas e práticas de alfabetização/letramento voltadas aos alunos da Educação Especial no processo de escolarização, de modo a explorar a leitura, a produção e a análise ... -
Educação especial & educação inclusiva: a emergência da docência inclusiva na escola contemporânea
(2017-07-14)Como a articulação da Educação Especial com a Educação Inclusiva opera nos modos de subjetivação das professoras na escola contemporânea? Esse problema de pesquisa deriva das inquietações em torno de como as professoras ... -
O atendimento educacional especializado como uma tecnologia de governamento: a condução das condutas docentes na escola inclusiva
(2012-04-12)Na contemporaneidade, através das políticas de inclusão escolar e da Educação Especial, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) constituiu-se como capaz de complementar ou suplementar a formação dos sujeitos ditos ... -
Formação de professores para o uso de tecnologias educacionais: uma análise do estado do conhecimento
(2021-12-17)Esta monografia é o resultado da conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS). A pesquisa ... -
Educação conectada e fluência tecnológico-pedagógica (FTP) na formação continuada de professores da educação básica no município de Cachoeira do Sul/RS
(2022-12-15)Esta pesquisa de Mestrado teve como objetivo geral analisar se as ações promovidas pelo Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC) e pela Iniciativa BNDES Educação Conectada, bem como as ações emergenciais de ... -
"Rio Grande do Sul na tela": trabalhando o cinema na escola com alunos do ensino médio
(2014-12-20)Um filme transmite emoções ao interpretar as imagens, e quando se reflete sobre ele, reconhecendo valores diferentes e iniciando uma análise sobre os próprios sentimen-tos em relação a ele. Este trabalho mostra alguns ... -
Educação infantil no município de Cachoeira do Sul/RS: impasses e perspectivas na formação de professores
(2018-08-29)Este estudo teve como objetivo conhecer as políticas públicas de oferta formação de professores de educação infantil do município de Cachoeira do Sul/RS. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, em que a ... -
Letramento digital: a mídia informática como ferramenta de apoio a construção de conhecimentos de alunos do 4º ano do ensino fundamental
(2014-12-18)Este artigo mostra alguns resultados teóricos e práticos da pesquisa sobre letramento digital, realizada através do uso da mídia informática na prática pedagógica de alu-nos de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental do ... -
A formação docente e o uso das tecnologias digitais durante o ensino remoto na EPT – desafios e potencialidades
(2023-05-03)O presente trabalho busca investigar de que maneira as tecnologias de informação e comunicação contribuem para a práxis docente na modalidade do ensino remoto. Como objetivo geral buscou-se analisar as contribuições das ... -
Formação em contexto: uma construção dialógica para [re]-significar a proposta pedagógica da EMEI Sonho Meu-Cachoeira do Sul/RS
(2020-11-24)Esta pesquisa foi desenvolvida na linha de Políticas e Gestão da Educação Básica, do Mestrado Profissional que faz parte do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de ... -
O ensino da tecelagem manual sob a ótica sócio-cultural, um estudo desenvolvido com mulheres presidiárias como alternativa para inclusão social.
(2006-06-09)Este estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa em Educação e Artes do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFSM/SM/RS e teve como foco o ensino da Tecelagem manual com mulheres detentas do ... -
A utilização de objetos de aprendizagem no ensino de ciências
(2018-11-30)A presente pesquisa, pensando na inclusão digital e inserção dos jovens às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), pretende investigar a utilização de Objetos de Aprendizagem (OA) no ensino de Ciências, como um ... -
Análise do uso dos laboratórios de informática em escolas estaduais de Caxias do Sul
(2017-06-30)Diante de tantas inovações e da evolução tecnológica, tem-se a percepção de que os Laboratórios de Informática das escolas estaduais de Caxias do Sul não são utilizados por professores e estudantes. Com o intuito de ... -
O trabalho docente articulado como concepção teórico-prática para a educação especial
(2018-10-04)Este estudo defende que o Trabalho Docente Articulado como concepção teórico-prática para a Educação Especial é essencial para o sucesso do ensino e da aprendizagem dos alunos com deficiência, no espaço escolar comum. ... -
Trabalho docente articulado: a relação entre a educação especial e o ensino médio e tecnológico
(2013-02-15)Esse estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa em Educação Especial do curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. A dissertação apresenta a proposição do trabalho ...